Imagine a seguinte situação: ao analisar seus estoques, você percebe alguns itens com um valor em alto, muito relevante em comparação a outros itens que estão estocados. E justamente estes itens com maior representatividade são os que parecem descer mais devagar. E aí, ao olhar para o caixa, vê um nível baixo, muitos compromissos e o temor de não conseguir honrar alguns deles. Se você se identificou com uma situação assim, saiba que não está só... para falar a verdade, ela é uma situação bem comum.
Estoque parado, dinheiro parado
Todos sabemos que o estoque precisa girar. Afinal, estoque parado é sinônimo de dinheiro parado. E não é o que queremos. É claro que precisamos analisar para saber porque chegamos a este ponto. Talvez as vendas daqueles produtos caíram e vale a pena investigar as causas. Mas também pode ser porque, lá atrás, as compras foram superestimadas...
A ideia aqui é dar algumas dicas sobre como lidar com esse tipo de cenário e baixar rapidinho esses estoques. Vamos lá!
Quais são as estratégias para reduzir os estoques de forma mais ágil?
Primeiramente, sempre é bom reforçar a necessidade de ter um controle constante do estoque. É ele que vai permitir realizar um diagnóstico sobre quais itens estão muito presentes lá na nossa prateleira. Se não tem um bom controle, pare um pouco e estude seus estoques, conte os itens, perceba aqueles que realmente estão em excesso.
Próximo passo, pergunte-se: quais itens, através de uma redução de preço, poderiam ter apelo para atrair o consumidor e acelerar minhas vendas? Cuidado, aqui o olho tem que ficar atento nas margens. Preço baixo pode atrair cliente e baixar rápido meu estoque, mas não queremos também perder dinheiro, não é?
Assim, liste os itens que estão em excesso no estoque e que receberão uma redução de preços e irão compor uma lista de promoções. Uma boa ideia é a de sugerir combos – aquele produto que está em excesso no estoque poderá ser vendido a um preço promocional se for vendido juntamente com um produto complementar, que possa atrair o consumidor e gerar uma margem agrupada razoável.
Uma última dica diz respeito às formas de pagamento dos itens em promoção. Aqui, uma pergunta: você está baixando o preço simplesmente para diminuir o nível de estoque de alguns itens ou realmente também precisa de caixa rapidamente? Se for a segunda opção, considere realizar a promoção apenas aceitando como forma de pagamento meios que significam entrada imediata de recursos, como dinheiro, cartão de débito, transferência ou PIX, por exemplo. Ou, se for o caso, colocar um desconto menor no preço se a compra for feita no cartão de crédito e um desconto maior se o cliente optar pelas formas citadas acima. Quem sabe assim seus estoques não baixam rapidinho e ainda consegue ganhar um fôlego no caixa?
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