O uso da colorimetria dentro dos salões de beleza
logo

Estratégia e Gestão

Artigo
Artigo

Colorimetria: um fator de sucesso para o seu salão de beleza

Entenda como o uso da colorimetria pode ser um fator de sucesso no salão de beleza

Publicado em
19/02/2025 21:02

Tempo de
leitura: 6min

Capa Conteúdos Sebrae Play (8).jpg
Entenda como o uso da colorimetria pode ser um fator de sucesso no salão de beleza

Clique no play e ouça o conteúdo!

0:000:00

Mais do que um corte de cabelo ou manicure, quem procura um salão de beleza está em busca da valorização das próprias características e de sentir-se bem. Portanto, mais do que soluções estéticas, um salão de beleza também oferece bem-estar e outras sensações que impactam na autoestima de uma pessoa.

Dessa forma, conhecer e aplicar a colorimetria nos serviços ofertados por esses estabelecimentos pode contribuir não só para o sucesso do negócio, mas também para a satisfação de quem busca por essa valorização.

Também conhecida como teoria das cores ou análise cromática, a colorimetria é uma ciência que analisa as formas como os seres humanos percebem as cores. A partir dela, é possível entender quais tons favorecem a beleza natural de uma pessoa.

Os fundamentos dessa teoria mostram que as cores são percepções, não fenômenos físicos, e estão relacionadas a propriedades da luz.

As cores do círculo cromático, sejam elas primárias, secundárias ou terciárias, possuem três propriedades. São elas:      

  • Matiz: aspecto que define a tonalidade      
  • Intensidade ou Brilho: que se refere à luminosidade      
  • Saturação: diz respeito à pureza de uma cor, de acordo com a quantidade de cinza adicionada à mistura 

Colorimetria na beleza

Explorado em diferentes áreas de atuação, o conceito de colorimetria está intimamente ligado ao ramo da beleza. Por isso, adquirir e explorar o conhecimento dessa ciência pode ter efeitos diretos no sucesso de um salão.

A análise e combinação de cores é utilizada para destacar as características que compõem a beleza natural de uma pessoa, valorizando-as de maneira harmônica.

A harmonia das cores, parte fundamental dessa ciência, surge a partir da avaliação de diferentes combinações, considerando propriedades como intensidade e matiz.

Esse conhecimento pode ser aplicado, dentro de um salão de beleza, pelos profissionais que cuidam dos cabelos, unhas e maquiagem.

Colorimetria capilar

Além de definir a cor natural de um cabelo com exatidão, a colorimetria capilar também possibilita que sejam analisadas misturas, feitas a partir de procedimentos químicos, para a coloração ideal dos fios.

Presente no córtex capilar, a melanina é o pigmento que estabelece a cor natural de um cabelo. Os tons capilares são determinados por dois tipos de melaninas: as eumelaninas e as feomelaninas. As diferenças entre as cores surgem da combinação desses pigmentos.

Elementos fundamentais na colorimetria capilar

Altura de tom: caracterizada pela própria variação de cor de um cabelo;

Reflexos: interferem na coloração com pigmentos que deixam os tons puros mais claros ou escuros;

Fundo de clareamento: tem influência direta no tom desejado quando o cabelo é exposto ao clareamento.


 
 


 

Colorimetria na maquiagem

Para a maquiagem, a análise cromática permite chegar a uma harmonia capaz de corrigir manchas e imperfeições, além de permitir a combinação, por exemplo, de sombra e batom. Aqui, a colorimetria leva em conta, entre outros detalhes:      

  • Tom de pele;      
  • Cor e textura dos cabelos;      
  • Cor dos olhos;      
  • Tons das sobrancelhas.
 


 

Colorimetria nas unhas

A ciência da colorimetria também contribui para a escolha do esmalte ideal, que requer uma análise sobre o tom natural da pele e a busca por cores que façam uma complementação harmoniosa.

No caso das unhas, a escolha das cores também leva em consideração a temperatura da pele de cada pessoa.

Sabia que colorimetria é um fator de sucesso?

Estudar e colocar em prática os conhecimentos da colorimetria pode ser fundamental para o sucesso de um salão de beleza.

Isso porque, primeiro, o estudo das cores impacta diretamente na satisfação de quem procura pelos serviços oferecidos por esses negócios. Harmonia estética, valorização da beleza natural e autoestima fazem parte da busca das pessoas que vão a um salão.

Dedicar-se à colorimetria pode trazer, ainda, outros benefícios para o negócio, como reduzir as chances de erros e economizar produtos.

Da mesma forma, a utilização desse conhecimento também zela pela saúde dos fios de quem procura o salão, evitando que muitos procedimentos químicos sejam realizados em uma pessoa.

Você conhece o programa "Pró Salão" do Sebrae Minas?

O Sebrae Minas possui o “Pró Salão”, programa estratégico para a promoção de salões de beleza e barbearias. A iniciativa é focada em promover a excelência em gestão, atendimento e técnicas nos empreendimentos do setor, elevando o patamar competitivo através da capacitação personalizada.

Para obter mais informações sobre o programa e participar do “Pró Salão”, empreendedores podem escrever para o e-mail uics@sebraemg.com.br.

Dúvidas? Conte com o Sebrae! Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 19/02/2025 21:02

Tempo de leitura: 6min

Autores

Veja outros itens da coleção: Mais Serviços - Beleza
Veja outros conteúdos sobre: Estratégia e Gestão
desenhos retangulares em linha
Central de Atendimento:
0800 570 0800

Copyright 2020 - SEBRAE MINAS

Logo Sebrae PlayLogo Sebrae