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Colorimetria pessoal: a teoria das cores como ferramenta de vendas

Entenda como usar a colorimetria pessoal para turbinar os negócios

Publicado em
18/06/2024 20:45

Tempo de
leitura: 7min

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Entenda como usar a colorimetria pessoal para turbinar os negócios

Você já deve ter ouvido alguém dizer que determinada cor favorece uma pessoa. Mais do que uma simples percepção, essa é uma análise que pode ser feita a partir de estudos científicos.

A colorimetria pessoal, também conhecida como teoria das cores ou análise cromática, é uma ferramenta muito presente nas indústrias da moda e da beleza.

Através dessa teoria, é possível entender qual é a paleta de cores que se adequa melhor às características de uma pessoa.

Agora, imagine esse conhecimento aplicado ao dia a dia do varejo de moda. O resultado pode representar o diferencial para uma loja atrair clientes e vender mais.

Mas, como a colorimetria pode ser utilizada para aumentar as vendas? É isso o que vamos ver a partir de agora.

Colorimetria pessoal: o que é?

Antes de entendermos as vantagens da aplicação da colorimetria pessoal para um negócio, precisamos falar um pouco sobre o conceito.

A colorimetria pessoal é uma ciência que analisa como as cores são percebidas pelos seres humanos.

Esse conhecimento proporciona o entendimento sobre quais tons favorecem a beleza natural de alguém, considerando características pessoais e a percepção das cores.

A teoria está fundamentada na ideia de que a percepção das cores está relacionada às propriedades da luz.

Círculo cromático

Uma das ferramentas da colorimetria pessoal é o círculo cromático, que reúne as cores primárias, secundárias e terciárias.

A organização circular das cores permite ao profissional visualizar o resultado das combinações, os tons que se opõem e os que se neutralizam.

Propriedades

Cada cor possui três propriedades: matiz; intensidade ou brilho; e saturação. Esses elementos têm impactos diferentes na percepção das cores.              

  • Matiz: define a tonalidade              
  • Intensidade ou brilho: refere-se à luminosidade              
  • Saturação: relaciona-se com a pureza da cor


 
 

Quais as classificações da colorimetria pessoal?

Para definir as cores que valorizam as características de alguém, a colorimetria pessoal também se baseia em outros fatores, como o tom de pele, os olhos e os cabelos.

A forma mais popular de classificação das paletas de cores é a união dos tons de pele com as estações do ano.

Tom de pele

Quente

Frio

Neutro

Estação do ano

Primavera

Verão

Outono

Inverno

A base da colorimetria pessoal consiste em 12 colorações diferentes e que surgem da combinação dos tons de pele e estações do ano. São elas:              

  • Primavera pura              
  • Primavera clara              
  • Primavera intensa              
  • Verão puro              
  • Verão claro              
  • Verão suave              
  • Outono puro              
  • Outono suave              
  • Outono profundo              
  • Inverno puro              
  • Inverno intenso              
  • Inverno profundo

A partir dessa classificação, é possível definir a cartela de cores que valoriza a beleza natural de uma pessoa, criando uma harmonia visual.

Cores universais

Na colorimetria pessoal, existem as cores universais. Elas valorizam todos os tipos de beleza e podem ser usadas mesmo sem considerar características individuais.

As cores universais são:              

  • Rosa goiaba              
  • Vermelho melancia              
  • Vinho              
  • Verde garrafa              
  • Verde esmeralda              
  • Turquesa             
  • Azul petróleo              
  • Azul jeans              
  • Azul marinho              
  • Lilás              
  • Fendi              
  • Off-white

As cores universais foram definidas a partir de um equilíbrio de temperatura, intensidade e profundidade.

Uma das vantagens das cores universais é que elas combinam mais facilmente entre si, o que pode ser um trunfo na hora de oferecer opções para clientes.

Em lojas, as cores universais também podem ser exploradas em uniformes de trabalho, uma vez que os tons favorecem todos os membros da equipe, independente das características de cada um.

Ferramenta de vendas

Mais do que uma teoria científica, a colorimetria pessoal é um conhecimento que serve como uma importante ferramenta de vendas para um varejo de moda.

Profissionais capacitados têm a chance de ajudar clientes a escolher peças de roupa mais adequadas às características pessoais de cada um, como tom de pele e cabelo.

Com isso, o que pode parecer um mero detalhe se transforma em uma vantagem competitiva em relação a outras lojas.

A colorimetria pessoal acaba se revertendo em uma experiência de compra marcante e personalizada para os clientes.

Resultados positivos

O aumento nas vendas é o principal resultado positivo que pode ser alcançado com a aplicação da colorimetria pessoal, mas não é o único.

O conhecimento e a aplicação da teoria das cores também contribuem para:          

  • Fidelização dos clientes;          
  • Reconhecimento e confiança na marca;          
  • Conquista de novos consumidores, através de recomendações e avaliações.


 
 


 

Você conhece a estratégia Visual Merchandising?

A colorimetria não é útil apenas na hora de indicar peças de roupas para clientes. Resultados satisfatórios também podem vir da utilização da teoria das cores nas práticas de Visual Merchandising.

O Visual Merchandising é uma estratégia aplicada em pontos de venda e que tem impacto na decisão de compra através do apelo visual e da oferta de uma experiência marcada por sensações.

A organização de peças por cores, por exemplo, além de facilitar a escolha dos clientes, cria um ambiente harmônico que atrai as pessoas e pode influenciar no consumo.

Dedique-se às cores

A colorimetria pode ser amplamente aplicada ao dia a dia de uma loja, da organização do ambiente ao atendimento e experiência proporcionados aos clientes.

Então, compreender a percepção e a combinação das cores é um valor que, se agregado ao varejo de moda, só vai trazer benefícios para o seu negócio.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 18/06/2024 20:45

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