Praticamente todo produto que compramos tem um código de barras. Seja um item no supermercado ou uma peça de vestuário, aquelas barras da cor preta sempre estão lá. Você já pensou na sua função? Será que cabe pensar em ter códigos de barras implantados no meu negócio?
Para que serve código de barras?
Primeiramente, temos que dizer que aquele código é utilizado para captação de dados. Ele é uma representação gráfica (as barras!) que serve para substituir um código numérico. Para a leitura, utiliza um dispositivo ótico (hoje em dia podemos ler um código de barras até com a câmera dos nossos celulares).
O código de barras traz uma série de vantagens quando pensamos em registro e acompanhamento de itens, especialmente produtos. Facilita, assim, o processo logístico, permitindo saber o “paradeiro” de um certo produto. E isso acaba gerando benefícios também para o processo de estocagem, pois o acompanhamento e controle estão entre suas principais funções. Outro benefício desse acompanhamento é evitar perdas, por exemplo, no caso de produtos perecíveis.
Com o registro correto, fica também facilitada a análise. O software que armazena as informações lidas através do código de barras pode gerar relatórios muito úteis para a gestão. Quanto tenho em estoque do produto X? Como se comportaram as vendas do produto Y na última semana? Essas e outras são perguntas que podem ser facilmente respondidas uma vez que o código de barras esteja implantado.
Mas você pode estar pensando: “sou pequeno e implantar um código de barras deve ser caro. Isso parece coisa só pra empresa grande”. Saiba que esses benefícios mencionados poderão ser usufruídos por empresas de qualquer porte, até porque o processo, hoje em dia, é bem mais acessível.
Como obter o código de barra para os produtos da empresa?
O primeiro passo é obter, de uma empresa especializada, o registro de código de barras. No Brasil, eles costumam seguir o padrão chamado EAN-13. Nesse processo, você provavelmente será assessorado sobre os tipos a escolher (exemplo: produtos de supermercado, livros, etc.). Esse código será único para sua empresa e seus produtos.
Passada esta etapa, você irá atribuir números a cada um dos produtos e cuidar da impressão (esta etapa também merece cuidado, pois implica na facilidade ou não de leitura posterior). É
Importante que os números também sejam impressos logo abaixo. Com certeza você já vivenciou uma situação em que o código não foi lido e a pessoa que o atendia teve que digitar o código, certo?
Você deverá também definir a função dos códigos. Eles serão lidos no processo de checkout do cliente? Ou servirão apenas para verificar a movimentação interna de produtos? Esse tipo de decisão vai impactar também no tipo de leitor que será adquirido. Outras decisões envolvem cores e local de aplicação (no rótulo, em outro ponto da embalagem, etc.).
Passadas essas etapas, você estará apto a controlar seu estoque de maneira muito mais precisa e ágil, evitando perdas, melhorando a gestão e (por que não?) seus lucros!
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