O Brasil tem quase 816 mil organizações não-governamentais (ONGs) ativas, segundo dados do Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Ainda de acordo com o levantamento, desse total, 660 mil são definidas, juridicamente, como organizações sem fins lucrativos, setor responsável por mais de 4% da economia brasileira, conforme estudo da Fundação Instituto de Pesquisas (FIPE).
Além de uma força econômica, as ONGs desempenham um papel importante no desenvolvimento das comunidades vulneráreis, especialmente em áreas historicamente excluídas.
Os recursos financeiros são essenciais para que essas organizações do terceiro setor possam cumprir essa função e expandir as atividades, o que permite maiores alcance e impacto das ações.
Mais do que uma necessidade, a captação de recursos é uma estratégia fundamental para as ONGs. Vamos descobrir, a partir de agora, como esse trabalho contribui para o desenvolvimento econômico, social e sustentável das comunidades.
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O papel das ONGs
As ONGs exercem um papel importante na sociedade brasileira, seja realizando ações complementares à atuação do poder público ou, até mesmo, tomando à frente de iniciativas que, posteriormente, são consideradas oportunas pelos governos.
Essas organizações atuam diretamente nas comunidades, promovendo educação, saúde, direitos humanos, inclusão social e empreendedorismo.
Ao desenvolverem um trabalho contínuo, as ONGs fomentam o desenvolvimento sustentável e transformam realidades ao fortalecerem lideranças locais, negócios e capacitações comunitárias.
Entre as quase 816 mil ONGs brasileiras, inúmeras se destacam pelos projetos comunitários que desenvolvem, entre as quais estão:
- Providens – organização mineira que presta atendimento socioassistenciais em áreas como saúde, educação e geração de renda. Foi reconhecida como a melhor ONG de Minas Gerais e uma das 100 melhores do país, de acordo com o Instituto O Mundo Que Queremos (IOMQQ) e o Instituto Doa;
- Agência do Bem – reconhecida como a melhor ONG do Rio de Janeiro, a organização oferece aulas de música e cidadania para crianças e adolescentes de comunidades da zona oeste da capital fluminense;
- Instituto Futebol de Rua – criada para promover o desenvolvimento social de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade através do esporte, da educação e da cultura. Tem, hoje, mais de 70 núcleos, que atuam em 18 estados e quase 60 cidades.
Estratégias para captação de recursos
Para que as ONGs possam cumprir com esse papel, é necessário captar recursos financeiros, que podem chegar à organização de diferentes formas.
A seguir, vamos conhecer cinco estratégias de captação de recursos para ONGs.
Doações individuais
Uma das formas de captar recursos é através das doações individuais, requisitadas em campanhas de doação recorrentes ou por meio de financiamentos coletivos (crowdfunding), popularmente chamados de vaquinhas.
Para esse trabalho, que pode ser feito on-line ou cara a cara, é importante divulgar a organização e as ações realizadas por ela.
Parcerias com empresas
ONGs também podem construir parcerias com empresas para captarem recursos e seguirem contribuindo com o desenvolvimento das comunidades.
Essas parcerias corporativas podem se dar através de projetos de responsabilidade social ou com patrocínios mantidos pelas empresas.
Editais e fundos governamentais
É possível, ainda, explorar as oportunidades de captação que surgem de editais públicos, fundos de fomento e convênios com o poder público.
Há casos em que os editais se concentram em áreas geográficas ou em temáticas específicas para credenciar as organizações que pleiteiam recursos.
Organização de eventos
Organizar ou promover eventos beneficentes, leilões, bazares e jantares, entre outras atividades, também é uma boa estratégia para captação de recursos.
Além de gerar recursos, esses eventos também aumentam a visibilidade das ONGs e criam oportunidades de conscientização sobre as causas.
Fundos internacionais e organizações multilaterais
Grandes instituições internacionais voltadas para o desenvolvimento social e comunitário reservam recursos para auxiliar projetos em todas as partes do mundo.
Para fazer a captação de recursos fora do Brasil, é importante buscar o apoio de profissionais capacitados e especializados nesse trabalho.
Ferramentas de apoio
As ONGs contam, hoje, com diversas ferramentas e tecnologias que auxiliam na captação de recursos financeiros. Entre as principais, estão:
- Plataformas digitais para captação (vaquinhas) e doações digitais, que aumentam o alcance das campanhas;
- Marketing de Causa como estratégia de engajamento e que permite a associação de marcas à causa de uma ONG para atrair doações e apoio contínuo;
- Ferramentas de transparência e relacionamento, como relatórios de impacto, comunicação eficaz e prestações de contas para doadores e investidores.
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Transformação das comunidades
A captação de recursos está diretamente ligada à capacidade de uma ONG de cumprir com a missão a que se propõe a longo prazo.
Através das estratégias de captação bem-sucedidas, essas organizações conseguem transformar comunidades ao oferecerem recursos para programas essenciais.
Se você tem ou faz parte de uma ONG, incentive a adoção de abordagens inovadoras e diversificadas para captar recursos e promover maior interação entre os setores.
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