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Canvas de loja virtual: um guia completo para vender na internet

Saiba como o modelo Canvas é uma ferramenta importante para estruturar a ideia da loja virtual

Publicado em
23/07/2024 14:06

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Saiba como o modelo Canvas é uma ferramenta importante para estruturar a ideia da loja virtual

O Canvas é um modelo de gerenciamento estratégico usado normalmente para desenvolver novos modelos de negócios e documentar os existentes.

Ele é estruturado no formato de gráfico visual com elementos que descrevem a proposta de valor de uma empresa ou produto, infraestrutura, clientes e finanças, auxiliando as empresas a alinhar suas atividades, ilustrando possíveis compensações.

Os "blocos" do Canvas de modelo de negócios, que veio a ser chamado de Business Model Canvas (Canvas de Modelo de Negócio) foram inicialmente propostos em 2005 pelo empreendedor e consultor Alexander Osterwalder. Desde o lançamento do trabalho de Osterwalder por volta de 2008, surgiram novos modelos inspirados no Canvas original para nichos e objetivos específicos.

Se você ainda não viu um Canvas, vamos te adiantar como ele é apresentado. É um quadro bem simples, composto por 9 blocos. Cada bloco é preenchido com informações variadas, referentes ao seu tema.

A seguir, você verá cada um deles, como preencher os blocos e, claro, terá acesso a um modelo para fazer o seu próprio Canvas de loja virtual.

Por que o Canvas funciona

Existem vários benefícios de usar o Canvas na prática. Separamos para você os 3 principais motivos que vão te motivar a fazer um Canvas para sua loja virtual.           

  1. Simplicidade: Esta folha simples e direta significa que não há nada de inútil por ali. Sua tela do Canvas destaca o básico do seu negócio, então você já deve saber as respostas para a maioria delas. A compilação de tantas informações pode parecer uma longa e difícil tarefa, mas o Canvas desmente isso facilmente! A tela simples, direta e intuitiva garante um processo simples.           
  2. Focado no cliente: O seu Canvas norteia o trabalho do seu negócio de forma bem simples, mas      ajuda em um ponto crucial ainda assim: ele consegue focar no cliente. Ao compilar no quadro todas as informações das diversas áreas do negócio, é fácil enxergar como você pensa e interage com seu cliente e pode ajudar a expor quaisquer pontos fracos nessa relação.           
  3. Para qualquer empresa. Seja você uma startup individual ou parte de uma empresa multinacional, a tela do modelo de negócios funciona.

Como montar o Canvas

Um Canvas é uma representação visual de um modelo de negócios, destacando todos os principais fatores estratégicos. Em outras palavras, é uma visão geral, holística e completa do funcionamento da empresa, clientes, fluxos de receita e muito mais.

Para montar o Canvas, são usados nove “blocos” de informações, dispostos em uma única tela. Você pode construir seu Canvas no formato digital , em qualquer programa de edição de textos e imagens, ou fazer no modelo mais tradicional, em uma grande folha de papel, de fácil preenchimento. em ambas as opções é interessante deixar esse material sempre à vista, seja como plano de fundo do seu computador ou colado na parede para consultar quando quiser.

Cada um dos nove blocos do Canvas original trata de um ponto específico do planejamento do negócio.

Veja a seguir como elaborar e preencher cada um desses blocos para montar o Canva da sua loja virtual.

Canvas de loja virtual - tudo que você precisa saber para preencher

1. Segmentação de clientes

No primeiro bloco de construção do Canvas, vamos preencher com informações básicas sobre quem são seus clientes. É importante identificar quem são seus principais clientes e segmentá-los definindo características como:

● Sexo

● Faixa etária

● Onde os clientes moram

● Quanto é a sua renda mensal média

● Quais são seus hábitos de compra

● Que necessidades eles buscam resolver comprando na sua loja

● E muito mais!

Por exemplo, você pode criar uma loja virtual que ofereça apenas roupas femininas. Nesse caso, o que poderia constar no seu Canvas é que sua segmentação de clientes só inclui mulheres, maiores de 18 anos, com renda própria das classes ABC, que gostam de fazer compras, vestirem roupas confortáveis e de qualidade, etc.


 
 


 

2.Proposta de valor

Aqui vão constar todos os serviços ou produtos oferecidos pela sua loja, a forma como são oferecidos e como atendem às necessidades do cliente em nível quantitativo (preço e função) e qualitativo (experiência de compra). Por exemplo, no comércio eletrônico a proposta de valor não é apenas o produto, mas também a facilidade com que o cliente pode encontrar e comprar aquele produto.

Na proposta de valor entra, ainda, o diferencial que você pretende ter sobre seus concorrentes.

Para entender o que pode entrar como informações mais importantes nesse bloco, vamos seguir com o exemplo da loja de roupas femininas. Você poderia preencher, nessa etapa, alguns pontos importantes como:

● Queremos consolidar a marca como referência em moda feminina online;

● Experiência de compra agradável, ágil e fácil de compreender;

● Atendemos os clientes com rapidez, gentileza e oferecendo experiências personalizadas;

● Oferecemos entrega expressa dentro do estado e enviamos também para todo o país.

Pense sempre que sua proposta de valor é o componente mais importante de qualquer negócio. Por que você é valioso? Por que alguém precisa disso? O valor precisa ser direcionado para o público.

A proposta de valor do Google, por exemplo, é ajudar as pessoas a encontrar coisas que desejam saber. A Apple cria produtos elegantes e simples, projetados para funcionar fora da caixa. E você, o que está oferecendo?


 
 


 

3. Canais

Por quais canais o seu produto é oferecido aos clientes? Estes podem ser os próprios canais do negócio, online ou até offline, se também os tiver. Isso também envolve os canais de comunicação da marca no cultivo de sua imagem e propostas de vendas – desde redes sociais e publicidade até artigos na mídia e avaliações e avaliações de usuários.

Cite e descreva, nessa etapa:

● Seu principal canal de venda. É o site? Redes sociais? Loja física?

● Quaisquer canais de venda secundários que sua loja possuir com esse objetivo;

● Seus canais de mídia e exposição da marca, como blog, ferramentas de e-mail marketing, redes sociais, mídia impressa e qualquer outra que utilizar.


 
 


 

4. Relações com o consumidor

À medida que você lança e otimiza seu negócio online, será crucial entender os tipos de relacionamento que você promoverá com seus clientes.

Um exemplo disso é o uso do chat ao vivo para atendimento ao cliente. Muitas pessoas agora esperam e os usam como formas de entrar em contato com uma empresa. Considere usar um bate-papo ou formulários de contato em seu site para se conectar com os clientes, talvez até integrando ferramentas de mídia social, como o Facebook Messenger, por exemplo.

Além disso, sua empresa pode oferecer desde assistência personalizada e totalmente individualizada até materiais úteis, como tutoriais, uma sessão de perguntas frequentes ou até mesmo um grupo no Facebook ou WhatsApp no qual clientes interagem com você e entre si.

Aí, então, o que vem no 4º bloco do seu Canvas pode incluir:

● Ferramentas de atendimento disponíveis;

● Canais de atendimento nas redes sociais;

● Grupos de relacionamento e discussão em fóruns da internet;

● Objetivos da empresa sobre o relacionamento com o consumidor - prestar atendimento de excelência, conquistar clientes fiéis, promotores da marca, etc.


 
 


 

5. Fontes de Receita

A base da sua loja será provavelmente o seu site, mas pode ser também algum outro canal para impulsionar as vendas do seu negócio. Exemplo disso é hospedar a sua loja dentro do Mercado Livre ou de outros marketplaces como a Shopee, por exemplo.

Pode ser também que você esteja criando uma versão online para um negócio que já possui loja física.

Pensando nisso, liste nesse bloco do Canvas as maneiras pelas quais a empresa ganha dinheiro com seus segmentos de clientes. Os modelos de obtenção de receita podem ser a venda direta de serviços ou produtos, taxas por uso, assinaturas, aluguel ou cessão de recursos, comissões, licenças e publicidade.

Exemplos do que pode ser preenchido aqui:

● Loja virtual no site www.exemplo.com;

● Espaço do e-commerce dentro de um marketplace, como Mercado Livre, Shopee ou Enjoei;

● Redes sociais, como o Instagram e o Facebook, quando utilizadas para venda social/social commerce;

● Programas de assinatura, de aluguel de produtos e outras formas alternativas de entrar dinheiro na loja.


 
 


 

6. Recursos-Chave

Aqui entram os recursos humanos, tecnológicos e financeiros necessários para oferecer valor ao cliente. Isso inclui toda a infraestrutura física (armazéns, escritórios, lojas, etc.), os equipamentos técnicos (hardware e software), o pessoal de toda a operação do negócio, a propriedade intelectual e o financiamento.

Essa pode ser uma parte bastante extensa do seu Canvas, pois é importante detalhar todos os recursos necessários para que você consiga vender seu produto online.

Isso pode incluir:

● Equipe e esforços de marketing;

● A plataforma de loja virtual que você escolheu utilizar;

● Provedor de hospedagem de sites e demais páginas online;

● Fornecedores dos produtos vendidos;

● Fotógrafo, designer ou outros profissionais envolvidos na exibição dos produtos no e-commerce;

● Ferramentas de pagamento;

● Ferramentas de e-mail;

● Ferramentas de gestão financeira;

● E o que mais for necessário para operar sua loja virtual!


 
 


 

7. Atividades-Chave

O que seu negócio faz? Você está gerenciando uma equipe? Você precisa gerenciar uma grande cadeia de suprimentos? São atividades essenciais ao negócio.

Liste neste bloco as atividades que a empresa deve realizar para atingir sua proposta de valor e os objetivos da empresa. Por exemplo, aumentar a eficiência da produção ou distribuição e reduzir custos. Ou, no comércio eletrônico, fortalecendo as informações do produto para melhorar a experiência de compra e aumentar as vendas.

O que pode entrar neste bloco do seu Canvas:

● Comprar produtos dos fornecedores;

● Contratar equipe de marketing, vendas ou atendimento;

● Contratar profissionais freelancers para fotografar os produtos;

● Contratar responsável por criar e/ou gerenciar o site da loja online;

● Fazer plano de mídia e marketing;

● Negociar com fornecedores;

● Definir fornecedores de entregas e formato de logística reversa;

● Cadastrar produtos no site/loja/redes sociais;

● Vender!


 
 


 

8. Parceiros-chave

Aqui devem constar as parcerias formadas para fortalecer os serviços que o negócio oferece. Estes podem ser parceiros estratégicos ou parceiros ligados à cadeia de abastecimento, como distribuidores ou fornecedores.

Estas são as pessoas em sua rede que podem ajudá-lo. É importante que o seu Canvas mostre que você não é um lobo solitário, começando do zero. Mostre agora que você tem apoio necessário para manter um negócio estruturado!

A rede de parceiros é o lugar para se gabar de quem você conhece. Estes podem ser membros da equipe, fornecedores, entregadores ou qualquer outra pessoa que esteja a bordo para contribuir com o negócio.

Esses parceiros também podem não ser pessoas ou empresas, mas ferramentas e recursos contratados para a operação da loja, como:

● Sua plataforma de loja virtual;

● As transportadoras que você pode ter escolhida para trabalhar;

● Os Correios;

● Motoboys ou entregadores locais;

● Lojas parceiras.


 
 


 

9. Estrutura de custos

A estrutura financeira que será aplicada pela empresa entra agora. Quais são os custos fixos e variáveis da estratégia? E quais são os objetivos, reduzir custos ou buscar valor apesar dos custos incorridos?

Assim como haverá parceiros, sistemas e processos, você também pode esperar uma série de custos para que seu negócio de vendas online funcione corretamente. É importante considerar todos os novos custos recorrentes que serão adicionados ao seu negócio.

Para preencher este item final, pense em itens como:

● Taxas de envio;

● Contratação de funcionários e salários;

● Custo de execução de um site e taxas de licença de plataforma;

● Taxas transacionais;

● Aluguel e custos fixos, mesmo que não haja uma loja física;

● Orçamento de marketing;

● Seu próprio salário/pró-labore;

● Embalagens e demais custos com envio e manuseio de produtos;

● Sistemas de gestão e demais ferramentas de trabalho pagas;

● E muito mais!

Lembre-se de que as despesas operacionais são os custos diários de fazer negócios. Quem tem um negócio que vende refeições pela internet, por exemplo, pode ter o custo de contratar ajudantes e entregadores, ao mesmo tempo que precisa controlar os gastos com a compra de insumos para cozinhar, além das embalagens e tudo mais que é necessário para entregar o produto final para o cliente.


 
 


 

E depois do Canvas pronto?

Como todas as abordagens estratégicas, é importante frisar que uma das principais vantagens do Canvas é que ele é um modelo muito visual e sintético que todos os departamentos da empresa podem usar para ter uma referência sobre o desenvolvimento do negócio, seus objetivos e os meios que estão sendo utilizados.

É preciso escolher com cuidado as informações que vão para o Canvas, lembrando-se de tudo que for pertinente e excluindo o que não for necessário para traçar um bom panorama do seu negócio. O Canvas visa destacar apenas ideias-chave, não desenvolver cada uma de suas etapas em profundidade.

Um Canvas pode ser um bom ponto de partida se você quiser analisar a estratégia multicanal a ser criada, os canais de vendas online a desenvolver e como dar os passos certos para a digitalização do seu negócio. E depois de pronto, o trabalho não acaba!

Acompanhe sempre o que vem dando certo e o que não está dando retorno em qualquer dos nove blocos do seu Canvas. Faça uma avaliação periódica, por exemplo, a cada seis meses, e otimize o que for necessário para manter o seu Canvas em dia e o negócio operando bem a partir dele.

E para finalizar, bora trabalhar!

Acesse um modelo de Canvas para loja virtual

Para facilitar ainda mais o seu trabalho, elaboramos um modelo de Canvas para inspirar o seu. Baixe o template, edite ou imprima para preencher com as informações da sua loja virtual.

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

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