Terceira Onda do Café

Adicionado ao carrinho

Carga horária: NaN minuto

Investimento:
R$ 0,000 x R$ 0 sem juros
logo

Adicionado ao carrinho

Carga horária: NaN minuto

Investimento:
R$ 0,000 x R$ 0 sem juros

Empreendedorismo

E-book
E-book

Cafeterias de Terceira Onda

Entenda como a terceira onda do café reflete o comportamentos dos consumidores do produto

Publicado em
24/05/2024 13:15

Sebrae-Minas---Cafeterias-de-Terceira-Onda.jpg

Ler agora

Download
Entenda como a terceira onda do café reflete o comportamentos dos consumidores do produto

A cadeia do café sofreu importantes mudanças ao longo dos anos. São percebidos movimentos que influenciam a dinâmica do consumo do café no mundo e vêm se caracterizando por ondas baseadas no  comportamento dos consumidores. Isso influencia os modelos de negócios das empresas e empreendedores do segmento.

O primeiro movimento observado estava relacionado ao consumo em massa, não orientado pela qualidade do produto e baseado nas grandes indústrias de torrefação. A partir da década de 1970, surgiram movimentos direcionados pela qualidade do produto no mundo, ativados principalmente por pequenas torrefações, que resultaram no aumento da demanda pelos cafés arábica de alta qualidade e preparados por meio de diferentes métodos, a exemplo do café espresso.

Nos anos 90, começaram a surgir novas dinâmicas de consumo, que consideravam e valorizavam o café como um produto artesanal. Este novo cenário aproximou os consumidores dos produtores de cafés, resultando em um processo de valorização das origens.

O conteúdo apresentado neste material tem a proposta de orientar empreendedores que pretendem iniciar no segmento de cafeterias de terceira onda ou mesmo remodelar um negócio já existente. Serão destacados, de forma simples e objetiva, pontos importantes para a idealização do empreendimento e sua execução.

Os assuntos tratados neste material estão distribuídos em três tópicos principais:          

  • a ascensão do café de qualidade;          
  • cafeterias de terceira onda – definindo o modelo de negócio;          
  • o raio-x da empresa – plano de negócio.

Bora ver o que essa terceira onda representa ao consumo de café? Acesse o e-book e confira!

E conte sempre com o Sebrae! Em caso de dúvidas, fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima

Publicado em 24/05/2024 13:15

Autores

Veja outros itens da coleção: Dia Nacional do Café
Veja outros conteúdos sobre: Empreendedorismo
Lines
Central de Atendimento:
0800 570 0800

Copyright 2020 - SEBRAE MINAS

Logo Sebrae PlayLogo Sebrae