Você sabe a diferença entre eficiência e eficácia? Veja bem, vamos aqui a conceitos práticos e bastantes pessoais os quais utilizo para compreender melhor o conceito de cada um destes termos e suas diferenças, principalmente pelo fato de existir uma relação indireta entre eles.
Quais as diferenças entre eficácia e eficiência?
Poderíamos dizer que ser eficiente é buscar o melhor resultado com o menor recurso e a máxima eficiência. Correto?!? Até aqui tudo bem! Contudo, ser eficaz é fazer a coisa certa no momento certo e da forma certa. Entenda o certo neste contexto como sendo a melhor forma ou maneira alcançável na circunstância em que você está submetido.
Então Pasme!!! Você acredita que é possível sermos eficientes e não eficazes? Pois é possível sim! Este é o cenário, imagina uma corrida de fórmula 1, você tem em suas mãos o melhor carro de corrida, da melhor equipe dos últimos tempos, com ótima relação peso x potência, excelentes componentes instalados e segurança comprovadamente testada por sua equipe, contudo no momento da largada você pisa no acelerador segundos depois do sinal verde.
Eu tenho certeza de que o seu carro vai ser super eficiente no papel dele que é acelerar e chegar a 0 a 100km em pouquíssimos segundos, consumindo o mínimo de combustível e até gastando menos tempo nesta aceleração do que os seus concorrentes, sim ele é eficiente, muito eficiente.
Contudo o ato de pisar no acelerador após o momento ideal, exatamente no sinal verde, ou o quanto mais perto melhor, tornou ineficaz a sua atitude enquanto piloto, mesmo você seu carro sendo super eficiente contudo no conjunto situacional isto seja ineficaz para manter sua posição inicial até a primeira curva. Pode ser que você consiga recuperar nas próximas voltas, mas o fato é de que a sua largada não foi eficaz apesar de ter sido super eficiente no objetivo de atingir a máxima velocidade com o mínimo de recursos. Faz sentido?!?
Como o uso da tecnologia tem impulsionado a eficácia na construção civil?
Pois bem, o mercado de arquitetura, engenharia e construção – AEC, está buscando formas mais eficazes e inteligentes para atingir seus resultados e isso passa pelo processo de projetar e construir. A expectativa populacional para os próximos anos é imensa e é preciso que novas formas de fazer e de pensar o ato de construir sejam encontrados e praticados. E isso não passa apenas pelo objetivo de reduzir os recursos no processo da construção como tempo, homem hora e materiais, passa também por encontrar soluções mais eficazes para os mesmos problemas.
Imagine, é possível que com o auxílio de inteligência artificial a geometria de uma edificação ou ponte, por exemplo, possa ser alterada em poucos graus e que isso facilite enormemente sua construção e quem sabe até sua vida útil. É um exemplo em aberto, contudo, já temos casos assim na engenharia aeronáutica que com uso de inteligência artificial se chega ao desenho ótimo da fuselagem de uma aeronave para cada peso e velocidade que ela estiver submetida.
Figura 1 - PAÍSES COM EXIGÊNCIAS DO BIM (Autodesk, 2020)
A metodologia BIM e suas ferramentas têm sido exigidos em diversas partes do planeta como imprescindíveis para agregar valor ao empreendimento da indústria da construção civil, pois além de aumentar a eficiência e a eficácia das equipes de projeto e construção permite também a inserção de dados ao longo do processo de construção do objeto edificado que poderão beneficiar a operação e manutenção ao longo de sua vida útil.
É um caminho sem volta, com muito mais possibilidades para serem exploradas. Não se preocupe, se você ainda não adentrou este novo cenário o mercado irá te fazer este convite de maneira cordial ou não. Mas tenha bom ânimo sempre há tempo para o novo.
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.