Às vezes é preciso mudar o nosso rumo profissional e desistir de empreender torna-se uma opção necessária. Nesse contexto, como dar a baixa no MEI? O número de pessoas que se formalizaram como MEI cresceu consideravelmente nos últimos anos. Ao mesmo tempo outras desistem do empreendedorismo, seja por qualquer motivo, e preferem cancelar o cadastro como microempreendedor individual.
É um erro pensar que apenas deixar de pagar a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é suficiente. Não se cancela o MEI desta maneira. Pelo contrário, não pagar estes boletos mensais gera uma dívida com o governo, o que pode ter consequências como prejuízo financeiro e muita dor de cabeça ao precisar de algum serviço público.
Para não criar uma dívida inesperada, quem desistir de ser MEI deve efetuar a baixa no portal de serviços oficial do governo federal, o GOV.BR. É simples, rápido e dá pra fazer tudo de forma online.
Neste passo a passo do Sebrae Minas, veja as etapas corretas para encerrar as atividades como microempreendedor individual. Entenda de maneira detalhada o processo de baixa na plataforma GOV.BR para suspender a geração de boletos e a necessidade das outras obrigações.
Bora encerrar o MEI de forma correta para evitar prejuízos? Acesse o conteúdo e confira!
E caso queira relembrar todas as obrigações como MEI e de detalhes da legislação, acesse os outros manuais da série. Neles você encontra tudo o que precisa saber para uma gestão inteligente e eficiente de um negócio como microempreendedor individual.
Agora que você já sabe como dar a baixa no MEI, em caso de dúvidas fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.