Antecipação na máquina de cartão ou garantia? Essa é uma dúvida frequente entre os empreendedores quando precisam de crédito para as suas empresas. Mas antes de tomar essa decisão, é preciso saber diferenciar muito bem cada uma das opções.
O uso de maquininhas de cartão de crédito cresce a cada dia nas micro e pequenas empresas no Brasil. Isso foi o que mostrou uma pesquisa realizada pelo SEBRAE a partir de 3.520 entrevistas conduzidas no período entre 03/02/21 a 19/03/21.
Houve um aumento de 17 pontos percentuais, entre 2016 e 2021, no volume de empresários que usam essa modalidade de pagamento. Em 2021, 56% das empresas pesquisadas oferecem essa opção de pagamento aos seus clientes, enquanto em 2016 eram somente 39%.
Com isso, as empresas passaram a ter nos recebíveis de cartão de crédito um grande ativo, cada vez mais importante para o fluxo de caixa. E nos momentos de aperto, é hora de recorrer a esses valores. Mas qual a melhor forma? Antecipar junto às administradoras ou utilizar os valores como garantia de empréstimo nas instituições financeiras?
Preparamos um artigo que explica as diferenças entre estas opções para ajudar você a tomar a melhor decisão. Continue a leitura e confira!
O que é antecipação na máquina do cartão?
Primeiro é importante diferenciar as duas operações. No caso da antecipação de recebíveis do cartão de crédito, ela acontece quando o empresário solicita a instituição financeira ou a administradora da máquina de cartão para adiantar o recebimento do valor das vendas feitas pelo cartão de crédito, sejam elas à vista ou parceladas.
Nessa operação será descontada uma taxa referente à antecipação. Em outras palavras, para receber antecipadamente o empresário abre mão de uma parte do valor que teria a receber.
O que é a garantia com os recebíveis do cartão?
A outra possibilidade é utilizar os recebíveis das vendas de cartão de crédito como garantia em um empréstimo bancário.
As garantias oferecidas às instituições financeiras são um dos elementos essenciais na contratação de um empréstimo bancário. De fato, além de servir como segurança aos bancos, as garantias, dependendo de sua modalidade, influenciam nas taxas cobradas pelo empréstimo.
E os valores a receber das vendas por cartão de crédito são uma garantia bem segura, uma vez que as vendas foram autorizadas pela administradora do cartão e não têm nenhuma ligação com o pagamento por parte do portador do cartão. Caso aconteça alguma inadimplência, ela será assumida pela administradora.
O que analisar para escolher antecipação na máquina de cartão ou garantia?
É importante comparar as taxas oferecidas nas duas opções. O aumento da concorrência no segmento de cartões de crédito tem trazido benefícios para os empresários. Mas é preciso sempre acompanhar as mudanças e verificar qual o tipo de operação que trará um custo menor para a empresa.
No artigo, apresentamos dados relevantes sobre o uso de máquinas de cartões no país e o que considerar para escolher entre antecipação na máquina de cartão ou garantia. Agora, navegue pelo Sebrae Play e acesse outros conteúdos sobre finanças para ajudar a sua empresa a decolar. Bora ver!
Dúvidas? Conte com o Sebrae! Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.