Analisar os valores levantados pelas ferramentas de controle financeiro é a etapa mais importante da gestão financeira. Afinal, de nada adiantaria registrar todos os dados e não usá-los para embasar decisões, estratégias e ações.
Por meio dos números do controle financeiro, empreendedores e empreendedoras podem encontrar grandes oportunidades e desafios no futuro do negócio.
Mas como fazer essa análise?
Pode ter certeza que essa é uma preocupação que aflige boa parte dos empreendedores.
Existem alguns tipos de análise que conseguem trazer uma boa visão do negócio e podem ser adotadas de forma bem simples. A análise vertical e a horizontal são duas formas de olhar para os números a fim de entender melhor sua situação financeira e agir sobre ela.
Caso não conheça nenhuma delas, não se preocupe. Vamos te contar agora como cada uma funciona.
O que é análise vertical e horizontal?
As análises vertical e horizontal são duas formas de interpretar e entender as operações de uma empresa.
Por um lado, a análise vertical busca entender qual o percentual de cada setor da empresa em seus resultados. Já a a análise horizontal foca na evolução dos resultados da empresa ao longo do tempo.
Análise vertical: como funciona?
Vamos começar pela análise vertical.
Nela primeiro se escolhe o valor referência, ou seja, aquele que servirá de parâmetro para toda a análise.
O segundo passo é transformar os valores absolutos dos itens que serão analisados em valores percentuais. O objetivo é levantar o quanto cada valor representa do parâmetro. Isso vai mostrar a importância relativa de cada item.
Para que você entenda mais facilmente, vamos usar um exemplo. Uma empresa faturou R$ 58.000,00 no mês de outubro através da venda de três tipos de produto distintos, conforme tabela a seguir.
Total de vendas em outubro/ 2021 R$ 58.000,00
Produto 1 R$ 14.500,00
Produto 2 R$ 20.300,00
Produto 3 R$ 23.200,00
Para fazer a análise vertical do faturamento da empresa é importante definir o parâmetro e no caso será o total de vendas. A ele atribui-se o percentual de 100%.
O passo seguinte é calcular o quanto a representa a venda de cada produto em relação ao total. E a fórmula é simples:
(valor da venda do produto/faturamento total) x 100.
Total de vendas em outubro/ 2021 R$ 58.000,00 100%
Produto 1 R$ 14.500,00 25,00%
Produto 2 R$ 20.300,00 35,00%
Produto 3 R$ 23.200,00 40,00%
Com a análise vertical podemos dizer que em outubro de cada R$ 100,00 vendidos pela empresa R$ 25,00 foram através de vendas do produto 1. Em outubro de cada R$ 100,00 vendidos pela empresa R$ 35,00 foram através de vendas do produto 2. E em outubro de cada R$ 100,00 vendidos pela empresa R$ 40,00 foram através de vendas do produto 3. Dessa maneira não fica melhor o entendimento do desempenho de vendas da empresa em outubro? A análise mostra o grau de importância naquele mês da venda de cada um dos produtos. E mostra ao empreendedor onde ele precisa ficar mais atento.
Imagine essa análise sendo feita não somente com as vendas, mas em toda a operação da empresa. Compreender quais são as despesas mais importantes. Com elas é importante ter toda atenção, pois qualquer descuido pode significar um impacto significativo no resultado da empresa.
Através da análise vertical, também podemos acompanhar a evolução da empresa. Veja a venda da empresa que estamos utilizando como exemplo nos meses de outubro e novembro. Parecem ter sido dois meses bem semelhantes, pois o faturamento foi o mesmo.
Outubro/2021 Novembro/2021
Vendas totais R$ 58.000,00 R$ 58.000,00
Produto 1 R$ 14.500,00 R$ 12.180,00
Produto 2 R$ 20.300,00 R$ 20.300,00
Produto 3 R$ 23.200,00 R$ 25.520,00
Será que os meses foram tão iguais? Vamos fazer a análise vertical de cada um dos meses.
Outubro/2021 A/V Novembro/2021 A/V
Vendas totais R$ 58.000,00 100,00% R$ 58.000,00 100,00%
Produto 1 R$ 14.500,00 25,00% R$ 12.180,00 21,00%
Produto 2 R$ 20.300,00 35,00% R$ 20.300,00 35,00%
Produto 3 R$ 23.200,00 40,00% R$ 25.520,00 44,00%
Com a análise vertical podemos dizer que em novembro de cada R$ 100,00 vendidos pela empresa R$ 21,00 foram através de vendas do produto 1. Em novembro de cada R$ 100,00 vendidos pela empresa R$ 35,00 foram através de vendas do produto 2. E em novembro de cada R$ 100,00 vendidos pela empresa R$ 44,00 foram através de vendas do produto 3. Os números trazem uma boa e uma má notícia. A boa notícia é o aumento da venda do produto 3 e a má notícia a queda da venda do produto 1. Mas é preciso dimensionar o aumento e também a queda. Isso pode ser feito com a análise horizontal.
Análise horizontal: como fazer?
A análise horizontal, como você já leu aqui, permite comprar valores em períodos distintos.
Para chegar até ela, utilizaremos a seguinte fórmula:
Análise Horizontal =( (Valor Atual / Valor Base) – 1) x 100
Outubro/2021 A/V Novembro/2021 A/V A/H
Vendas totais R$ 58.000,00 100,00% R$ 58.000,00 100,00%
Produto 1 R$ 14.500,00 25,00% R$ 12.180,00 21,00% -16%
Produto 2 R$ 20.300,00 35,00% R$ 20.300,00 35,00%
Produto 3 R$ 23.200,00 40,00% R$ 25.520,00 44,00% +10%
Assim conseguimos observar que a venda do produto 1 caiu 16% de um mês para o outro. É um valor significativo e é importante que se busque a razão para essa queda. Assim a empresa poderá definir estratégias para recuperar suas vendas. Antes que seja tarde demais e não haja mais nada a ser feito!
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