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A relevância da Educação Empreendedora para todos os níveis de ensino

Veja como a incorporação da Educação Empreendedora em todos os níveis de ensino é essencial para preparar os indivíduos para os desafios do mundo moderno

Publicado em
21/06/2024 12:46

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Veja como a incorporação da Educação Empreendedora em todos os níveis de ensino é essencial para preparar os indivíduos para os desafios do mundo moderno

A Educação Empreendedora traz uma  abordagem inovadora e  desempenha um papel fundamental no enriquecimento educacional, começando desde a infância. Sua ênfase vai além do desenvolvimento de habilidades comerciais, abrangendo a formação de cidadãos capazes de mediar conflitos, compreender suas próprias necessidades e as dos outros, identificar desafios e buscar soluções que promovam uma vida mais gratificante e saudável.

A Educação Empreendedora, assim, não apenas prepara para o sucesso profissional, mas também molda indivíduos que contribuem de maneira positiva para a sociedade, capacitando-os a enfrentar os desafios do mundo com uma mentalidade proativa e construtiva.

Neste conteúdo, você vai saber mais detalhadamente a relevância da Educação Empreendedora para o Ensino Fundamental, o Ensino Médio, o Ensino Superior e a Educação Profissional, além de conhecer iniciativas específicas promovidas pelo Sebrae para cada um desses públicos.


 
 


 

A relevância da Educação Empreendedora no Brasil

O Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo e busca entender de forma profunda que papel o empreendedorismo ocupa no desenvolvimento econômico e social dos países. A última edição divulgada foi a de 2022 – ainda em formato de relatório executivo – e, a partir dela, podemos ter um panorama da evolução da Educação Empreendedora no Brasil.

Embora seja mais voltada para o empreendedorismo no sentido de abrir negócios, a pesquisa também aponta como há uma lacuna desse ensino na educação. Nós, do CER, vamos além e aprofundamos neste tópico: a Educação Empreendedora pode, sim, auxiliar na implementação e gestão de um negócio próprio (empresarial, social ou ambiental), mas a sua essência vai além disso. Isso porque ela engloba um conjunto de competências técnicas e comportamentais que formam pessoas prontas para gerarem valor para si e para o mundo. A Educação Empreendedora é uma ferramenta valiosa, que guia os educadores no despertar de uma nova mentalidade nos estudantes – que, por consequência, se desenvolvem como cidadãos mais proativos, críticos, autônomos e transformadores

A seguir, separamos um trecho da pesquisa que traz dados interessantes no que diz respeito à educação. É importante lembrar que a pesquisa foca na abertura de negócios, cujos dados são insumos relevantes para a Educação Empreendedora como um todo – que, como falamos, vai bem além disso.

Condições para empreender no Brasil e um retrato da Educação Empreendedora

O GEM avalia as condições para empreender no Brasil por meio da Pesquisa com Especialistas. A medida principal utilizada é o Índice do Contexto Nacional de Empreendedorismo (NECI), que pode variar entre 0 e 10 pontos – são consideradas como positivas as condições com pontuação acima de 5 e, como negativas, a pontuação abaixo desse valor.

Em 2022, o índice NECI atingiu o desempenho médio de 3,6 pontos. E é perceptível como a Educação Empreendedora em todos os níveis de ensino é um fator com muito peso para essa nota. Veja a tabela:

Avaliação dos especialistas sobre as condições que afetam o empreendedorismo e Índice do Contexto Nacional de Empreendedorismo (NECI) – Brasil – 2022


 
 


 

A avaliação desses dados pela pesquisa evidencia a importância da implementação e da integração da Educação Empreendedora nos diferentes níveis de ensino, de forma integrada. Veja as ponderações feitas sobre o tema:

"Na condição 'Ensinos Fundamental e Médio', pela avaliação dos especialistas, o ensino em escolas primárias e secundárias não dá a atenção adequada ao empreendedorismo e tampouco fornece instrução adequada sobre os princípios econômicos de mercado.

Os resultados descritos revelam que a leitura média feita pelos especialistas tende a uma posição mais negativa, mesmo sendo o painel dos entrevistados composto por perfis diversificados, considerando as principais variáveis que podem influenciar na opinião das pessoas com relação ao tema em pauta. Além disso, sabe-se que inúmeras iniciativas de apoio ao empreendedorismo vêm sendo tomadas no país – seja em âmbito governamental, seja nos níveis nacional e local, seja no âmbito privado – mas, ao que parece, elas não são suficientemente consideradas a ponto de influenciar a opinião desses profissionais (ou ainda não são de amplo conhecimento).

Além das avaliações objetivas sobre as condições para empreender no país, a pesquisa com os especialistas levanta recomendações e sugestões visando a melhorias. 67,3% das recomendações estão, principalmente, associadas a quatro condições: políticas governamentais; educação e capacitação; apoio financeiro; e capacidade empreendedora.

Sobre educação e capacitação, é recorrente a indicação de inclusão da educação para empreender no ensino básico, médio e superior, assim como a formação de professores.

Antes de entender como ela pode ser aplicada nos diferentes níveis de ensino, é importante conhecer o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE)  do Sebrae. Acompanhe!


 
 


 

O que é o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE)

O PNEE é uma iniciativa do Sebrae, criada em 2013, para promover e fortalecer a cultura empreendedora em diferentes municípios brasileiros, tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas de ensino, em todos os níveis do ensino formal (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior).

Por meio de diferentes iniciativas (e você conhecerá alguns exemplos de cada nível de ensino ao longo deste post), a proposta é empoderar as pessoas para despertar em cada uma delas novas formas de pensar e agir; conectar professores e estudantes a conteúdos inovadores, metodologias ágeis e ferramentas que desenvolvem competências empreendedoras.

De maneira geral, essas iniciativas são compostas por pesquisas, estudos, ferramentas, cursos, prêmios e eventos que, além de capacitar professores, iniciam estudantes, gestores e outros membros da comunidade escolar. O foco é um só: desenvolver e formar pessoas com competências múltiplas, que atuam em equipe, aprendem, enfrentam desafios e promovem transformações.

Como funciona?

Desde o surgimento do programa, 12. 5  milhões de estudantes  já foram impactados pela iniciativa e mais de 758 mil professores foram assistidos  na metodologia do programa, que hoje tem parceria com mais de 6 mil instituições e também alcançando 5.321 municípios em todo país.

O PNEE é implementado por meio de parcerias com as secretarias de educação e com as instituições de ensino. Assim, as escolas recebem gratuitamente o material de aprendizagem, e os professores são capacitados para difundir a metodologia em sala de aula.

Ferramentas gratuitas

Afora as iniciativas que apresentaremos a seguir, por meio do PNEE, o Sebrae  disponibiliza acesso e download a uma série de ferramentas e conteúdos gratuitos sobre Educação Empreendedora e assuntos relacionados.

Além deste Portal, o Centro de Referência em Educação Empreendedora (CER) –  plataforma digital de estudos que reúne pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre Educação Empreendedora –, estão disponíveis vídeos, jogos, e-books, cartilhas, dicas de filmes e muito mais. Veja alguns exemplos de jogos e webinars disponibilizados:

Webinars

Que tal assistir a especialistas nos mais diferentes temas e elevar seu conhecimento? Estes são alguns dos webinars disponíveis:       

Jogos

Os jogos são voltados aos estudantes, disponibilizados on-line e, de maneira lúdica e divertida, desenvolvem uma série de habilidades e competências empreendedoras. Confira um breve resumo de alguns deles e inspire-se!

 Cidade colaborativa

Objetivo do jogo

Sua cidade está com problemas e pelo visto a única pessoa que pode resolver é você! Colete informações com as pessoas da sua comunidade antes que o tempo acabe. Classifique os problemas e descubra qual você deve solucionar primeiro. No final, use sua habilidade para realizar as etapas do seu projeto. Aceita o desafio? Se  conseguir resolver problemas da sua cidade em sequência, você pode até ganhar  dinheiro para aumentar os impactos das suas ações!

Habilidades desenvolvidas  

  • Identificação de demandas             
  • Classificação de informações             
  • Solução de desafios

Fazendinha de Negócios

Objetivo do jogo

Ajude o fazendeiro Silva a levar sua família à praia. Nesse jogo, você deve auxiliar o fazendeiro a atingir as metas mensais dele e assim conseguir o dinheiro para poder viajar com sua família e realizar um sonho. Mãos à obra!

Habilidades desenvolvidas  

  • Planejamento             
  • Processo de produção             
  • Ciclo de venda

Cidade dos Brinquedos

Objetivo do jogo

Quer fazer com que todas as crianças da sua comunidade tenham brinquedos para brincar com você? Utilize objetos reciclados para fazer foguetes, robôs, carros e muito mais! Selecione os objetos que sobrarem e monte os próprios brinquedos. E que tal mostrar seu talento para todo mundo? No fim do dia, apresente suas criações na grande exposição de brinquedos.

Habilidades desenvolvidas  

  • Atendimento ao público             
  • Gerenciamento de recursos             
  • Cadeia produtiva

 Barbaridade

Objetivo do jogo

Corte e pinte o cabelo dos seus clientes, faça a barba deles ou até uma massagem. Para esse jogo, você precisará de muita habilidade para gerenciar o salão Barbaridade sem “cortar a cabeça” de alguém! Garanta a satisfação dos seus clientes e, no fim de cada mês, contrate novos funcionários ou invista em entretenimento para seu público, como wi-fi, revistas, sinuca. Não se esqueça de divulgar o seu novo negócio!

Habilidades desenvolvidas  

  • Fluxo de caixa             
  • Demonstração do Resultado do Exercício – DRE             
  • Formação de preço de venda


 
 


 

Educação Empreendedora no Ensino Fundamental

Pensando na Educação Empreendedora no Ensino Fundamental, estamos falando de uma faixa de idade média que vai dos 6 aos 14 anos. Abrange, portanto, o período da terceira infância (dos 6 aos 12 anos) e o início da pré-adolescência.

Entre as várias possibilidades que a Educação Empreendedora traz nesse cenário, está a destacada pela neuropediatra Eliete Faria na matéria da  revista Pais e Filhos. Ela explica que esse é o período em que "as habilidades relacionadas à organização, ao planejamento e à autorregulação emocional vão ganhando maior destaque e conseguem ser atingidas sempre nos casos em que a criança for recebendo os estímulos de forma adequada desde os três anos”.

Levando para a prática e considerando essa situação, qual é a melhor forma de desenvolver a Educação Empreendedora? O PNEE entende que é o momento de incentivar a busca pelo autoconhecimento e por novas aprendizagens, além de ser um período propício para despertar o espírito de coletividade. Para isso, entre as iniciativas que promove, estão as que listamos a seguir. Conheça!                   

  • Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

A proposta do JEPP é despertar a curiosidade e o pensamento crítico dos estudantes, ajudando-os a planejar e a entender quais são as etapas para a realização dos seus sonhos.

A essência do curso é promover e apresentar práticas e ambientes de aprendizagem que sensibilizem os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, no entorno, oportunidades de inovação, mesmo em situações desafiadoras.

Isso é trabalhado com a realização de diferentes atividades: observando como cada um aprende e orientando-os a gerenciarem o próprio tempo; ou mesmo via projetos e atividades que convidam os estudantes a observarem e analisarem o seu entorno, a comunidade em que vivem e a, a partir daí, pensarem em soluções que podem trazer mudanças e melhorias. O programa é formado por nove módulos, cada um com carga horária entre 20 e 30 horas.

Como funciona              

  1. Trata-se de uma parceria com a Secretaria de Educação Municipal ou com instituições de ensino interessadas.                   
  2. A aplicação dos cursos nas salas de aula deve ser feita presencialmente, por professores devidamente capacitados.                   
  3. A capacitação dos professores pode ser presencialmente ou a distância. Nas duas modalidades, o professor recebe a fundamentação metodológica.                   
  4. Como material didático para aplicação em sala de aula, são disponibilizados o Livro do Aluno e o Livro do Professor.                   
  5. No fim do projeto, é realizada a Feira do JEPP, que apresenta os resultados dos estudantes junto a comunidade.

>> Veja aqui mais informações

Case de sucesso do JEPP: mais de 2.500 estudantes sergipanos impactados

Um exemplo que demonstra bem a força de transformação do JEPP foi a sua implementação nas escolas de Sergipe. Ao todo, foram beneficiados mais de 2.500 jovens sergipanos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além da capacitação de 150 professores. Confira depoimentos dos estudantes participantes e da diretora da Escola Municipal Leonardo Leite Neto, de Cristianópolis (SE).

Sandra Almeida da Silva, diretora da escola

"A gente percebeu que o nosso aluno recebeu isso com muita satisfação. O que nos deixa felizes é o empenho de todos os estudantes e dos professores. Sabemos que vai contribuir muito para a vida de cada um deles, inclusive aqueles que não pensam em viver o empreendedorismo apenas como um negócio, mas também o empreendedorismo para a vida, para o seu futuro."

Luciano, aluno do 8º ano do JEPP

"O programa me levou a sonhar e a acreditar que é possível ser o que a gente quiser ser. Além de ter um ponto de vista sobre o que seja minha comunidade e o que necessitamos para melhorá-la."

Aniele, aluna do 8º ano do JEPP

"O JEPP nos ensinou a ter mais responsabilidade, a desenvolver a leitura, sonhar e realizar nossos sonhos."

Carolaine, aluna do 9º ano do JEPP

"Entendemos que podemos buscar e alcançar nossos objetivos e, assim, conquistar novas oportunidades que o mundo nos oferece."

Educação Empreendedora no Ensino Médio

Se no Ensino Fundamental estamos falando de crianças e pré-adolescentes, no Ensino Médio a interação é com adolescentes. A relevância da Educação Empreendedora entra exatamente aí: é uma fase de muitas mudanças, visto que estamos falando do período de transição no desenvolvimento físico e pedagógico, do momento de vida em que o indivíduo deixa de ser criança e, aos poucos, entra na vida adulta.

Contar com ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de outras competências – como o protagonismo, a autonomia, o senso crítico, a capacidade de solucionar problemas e de tomar decisões – pode fazer toda a diferença nesse cenário. Mesmo porque, no Novo Ensino Médio, um dos componentes curriculares é o Projeto de Vida, que tem o intuito de alinhar as instituições escolares às necessidades dos estudantes e de facilitar a construção do caminho entre o que o estudante é e o que ele deseja se tornar.

Considerando tudo isso, o PNEE trabalha com iniciativas específicas para esse público. Uma delas é a Formação de Jovens Empreendedores (FJE).

Formação de Jovens Empreendedores (FJE)

Valendo-se do curso, os estudantes do Ensino Médio aprendem a reconhecer o seu potencial de realização e são incentivados a assumir uma postura proativa, empreendedora. A proposta é que, assim, eles tenham mais facilidade para planejar o futuro, entendendo suas oportunidades de integração no mercado de trabalho ou fora dele, se esse for o caso. Ao todo, são seis Oficinas complementares e sequenciais:

Oficina 1 – Conexões, oportunidades e desafios

Oficina 2 – Eu: jovem empreendedor?

Oficina 3 – Planejar para alcançar resultados

Oficina 4 – Desafio empreendedor

Oficina 5 – Apresentação do plano de negócios para o público externo

Oficina 6 – A caminho do futuro

Ao longo dessas Oficinas, o estudante é convidado a mergulhar no universo do empreendedorismo, entendendo que é necessário se preparar e buscar construir e desenvolver novos conhecimentos para inovar e criar oportunidades.

Para colocar o FJE em prática, os professores recebem uma capacitação de 40 horas. Com os estudantes, o curso é aplicado em 60 horas presenciais.

>> Saiba mais sobre o FJE e as outras iniciativas do PNEE para o Ensino Médio

A importância da afetividade no vínculo entre o professor e o aluno adolescente

Tão relevante quanto a Educação Empreendedora nesse cenário é a atuação do professor e a forma com que ele estabelece vínculos com os estudantes. Isso também tem a ver com as habilidades socioemocionais dos próprios educadores. Confira o que diz Paulo Freire em um trecho de Pedagogia da Autonomia:

“Às vezes, mal se imagina o que pode passar a representar na vida de um aluno um simples gesto do professor. O que pode um gesto aparentemente insignificante valer como força formadora ou como contribuição à do educando por si mesmo. Nunca me esqueço, na história já longa de minha memória, de um desses gestos de professor que tive na adolescência remota. Gesto cuja significação mais profunda talvez tenha passado despercebida por ele, o professor, e que teve importante influência sobre mim. Estava sendo, ermo, um adolescente inseguro, vendo-me como um corpo anguloso e feio, percebendo-me menos capaz do que os outros, fortemente incerto de minhas possibilidades. Era muito mais mal-humorado que apaziguado com a vida. Facilmente me eriçava.

O professor trouxera de casa os nossos trabalhos escolares e, chamando-nos um a um, devolvia-os com o seu ajuizamento. Em certo momento me chama e, olhando ou reolhando o meu texto, sem dizer palavra, balança a cabeça numa demonstração de respeito e de consideração. O gesto do professor valeu mais do que a própria nota dez que atribuiu à minha redação. O gesto do professor me trazia uma confiança ainda obviamente desconfiada de que era possível trabalhar e produzir. De que era possível confiar em mim mas que seria tão errado confiar além dos limites quanto errado estava sendo não confiar. A melhor prova da importância daquele gesto é que dele falo agora como se tivesse sido testemunhado hoje. E faz, na verdade, muito tempo que ele ocorreu…”

Trecho retirado do livro Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa

Lembre-se, portanto, que a afetividade na educação, mais do que fortalecer os vínculos, pode transformar a experiência de aprendizagem do seu estudante.

>> Saiba mais sobre afetividade na educação

Educação Empreendedora na Educação Profissional

Considerando que integram os cursos da Educação Profissional pessoas que querem se qualificar ou se requalificar para o mercado de trabalho, a relevância da Educação Empreendedora é inquestionável.

É entendendo essa necessidade que uma das principais ações do PNEE para esse público é a oferta da implementação da disciplina de Empreendedorismo para qualquer um de seus parceiros da Educação Profissional. A disciplina é composta por quatro módulos, apresentados abaixo, e é aplicada por meio da inclusão de carga horária no conteúdo programático de cursos técnicos ou de Formação Inicial e Continuada (FIC).                   

  • Plano de Vida e Carreira (16 horas), com as temáticas:                                                                                               
    • O tempo e a trajetória de vida do estudante                   
    • Desejo e sucesso                   
    • Transformando desejos em oportunidades                   
    • Aproveitando oportunidades                   
    • Planejando para realizar                   
    • Transformando sonho em realidade                                      

Esse módulo capacita o professor para trabalhar competências com os estudantes com foco na construção do seu plano de vida e carreira. Auxilia a identificar oportunidades no cotidiano e a enxergar como essas oportunidades conversam com o plano de vida.  

  • Planejando Meu Sucesso Profissional (16 horas), com as temáticas:                                                                                               
    • Quem sou                   
    • Eu empreendedor                   
    • Pensando fora da caixa                   
    • Enxergando oportunidades                   
    • Abrindo novos caminhos                   
    • Minha ideia                                      

Esse módulo capacita o professor a trabalhar competências com os estudantes com foco na compreensão de como estabelecer relações e possibilidades entre o mercado de trabalho e o sucesso profissional.  

  • Atitudes Empreendedoras e Tipos de Empreendedorismo (10 horas), com as temáticas:                                                                                               
    • Experimentando atitudes                   
    • Na prática                   
    • Apresentando resultados                                      

Esse módulo capacita o professor a trabalhar competências com os estudantes com foco no reconhecimento da importância do desenvolvimento de atitudes empreendedoras para o projeto de vida e carreira do estudante.  

  • O Mundo do Trabalho (6 horas), com as temáticas:                                                                                               
    • Quem sou eu?                   
    • Abrindo janelas: o que eu quero transformar?                   
    • A dinâmica do mundo do trabalho                                      

Esse módulo capacita o professor a trabalhar competências com os estudantes com foco na compreensão do mundo do trabalho para o desenvolvimento do projeto de vida e carreira do estudante.

>> Saiba mais sobre as ações do PNEE para a Educação Profissional

Educação Empreendedora no Ensino Superior

No Ensino Superior, estamos falando de estudantes que já fazem parte do mercado de trabalho ou estão prestes a entrar nele. Isso, por si só, fala da relevância da Educação Empreendedora. No entanto, é preciso considerar que a universidade é um instrumento cultural e, mais do que profissionais, ela forma pensadores – cujas características desejáveis vão completamente ao encontro das competências empreendedoras.

Para o Ensino Superior, o PNEE trabalha com diferentes estratégias, campanhas e parcerias, que têm o objetivo de envolver o professor e desafiar os universitários a construírem ideias e projetos de negócios no ambiente acadêmico. E o intuito disso não é somente gerar negócios inovadores, mas também impactar positivamente a comunidade.

Uma destas iniciativas é o Desafio Liga Jovem. É uma competição entre equipes de estudantes entre o 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Médio de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades. A solução deve ser transformadora e utilizar algum tipo de tecnologia, como um aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras  tecnologias.

Também são ofertadas um rico portfólio de capacitação para estudantes e professores no formato EAD. Confira as possibilidades de aprendizado:

Trilha Professor Empreendedor

Palestra Empreendedorismo em Dois Tempos

Projeto de Extensão em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social

Disciplina de Empreendedorismo e Inovação

>> Saiba mais sobre o PNEE para Educação Superior


 
 


 

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