No contexto da economia local, as cooperativas de crédito emergem como agentes cruciais no desenvolvimento econômico sustentável dos municípios. Em contraste com as instituições financeiras tradicionais, essas cooperativas têm um forte vínculo com as regiões que servem, proporcionando serviços financeiros acessíveis e adaptados às necessidades locais.
Entre os vários benefícios proporcionados pelas cooperativas de crédito está a inclusão financeira. Oferecendo serviços bancários básicos a indivíduos e famílias que de outra forma não teriam acesso a eles, essas instituições frequentemente atuam em áreas rurais e em comunidades de baixa renda, onde os bancos tradicionais não têm presença ou não oferecem serviços adequados às necessidades locais.
No vídeo, Valéria Fully, professora na Universidade Federal de Minas Gerais, apresenta os resultados da Pesquisa de Impactos das Cooperativas de Crédito no Desenvolvimento Local, onde foi utilizado o ISDEL, uma medida criada a partir da Abordagem DEL, com o intuito de representar de forma quantitativa o estágio de desenvolvimento dos municípios brasileiros.
Bora conhecer os dados levantados na pesquisa? Dê o play!
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.