A digitalização na indústria da moda
logo

Inovação e Tecnologia

Artigo
Artigo

Moda: a importância da digitalização para as indústrias do setor

Descubra por que a digitalização é um caminho indispensável para o sucesso na indústria da moda

Publicado em
30/12/2024 20:04

Tempo de
leitura: 6min

Capa Conteúdos Sebrae Play.jpg
Descubra por que a digitalização é um caminho indispensável para o sucesso na indústria da moda

A indústria de moda brasileira está entre as mais importantes do mundo, especialmente por ter uma produção ampla, que vai de fibras de tecidos às peças manufaturadas.

Para manter a relevância em um mercado competitivo como o de hoje, é preciso investir em inovação e tecnologia.

A digitalização é responsável por fazer essa transformação nos pequenos negócios da indústria a partir da automação e otimização de processos.

Além disso, a transformação digital auxilia na escalabilidade e na personalização das peças que vão ser oferecidas no mercado.

A seguir, vamos entender mais sobre a digitalização da indústria de moda e conhecer soluções que podem ajudar nessa transformação.


 


Importância da digitalização

Em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, a digitalização de uma indústria de moda garante que ela se mantenha competitiva no mercado.

Assim como acontece em outras áreas, os avanços tecnológicos também afetaram a produção e o consumo de moda.

Soluções digitais agregadas aos processos industriais podem trazer uma série de benefícios para os negócios, como:   

  • Aumento da produtividade;   
  • Melhora da qualidade e dos acabamentos;   
  • Redução do desperdício de matéria-prima;   
  • Otimização de tempo;   
  • Facilidade de personalização das peças;   
  • Possibilidade de trabalho remoto;   
  • Flexibilização de horário dos colaboradores;   
  • Aprimoramento do design das peças.

Ao abraçar a digitalização, uma indústria de moda incorpora um diferencial competitivo que, além de trazer resultados positivos, contribui para a sobrevivência do negócio.

Modelagem 3D

As indústrias já têm a disposição no mercado diversas ferramentas tecnológicas que auxiliam na digitalização dos negócios.

Uma dessas soluções é a modelagem 3D, processo de criação de modelos digitais em três dimensões. Com a tecnologia, a produção ganha em agilidade e precisão, uma vez que as peças e moldes são feitos virtualmente.

As ferramentas de modelagem 3D permitem, inclusive, que a visualização dos moldes seja feita em ambiente virtual, antes da confecção das peças.

A tecnologia facilita, ainda, a gradação dos moldes, já que é possível modificar, de forma on-line, as peças sem perder o protótipo inicial.

Mais do que agregar precisão e otimização do tempo, essa solução pode gerar uma economia de custos e insumos.

Utilizar a modelagem 3D agrega, ainda, sustentabilidades às indústrias, uma vez que evita o desperdício de materiais no processo de produção.

Pré-modelagem 4D

Também pensando em modelagem, outra tecnologia disponível no mercado é o software 4DAlize, da Audaces, que permite uma otimização do processo.

Através da ferramenta, é possível extrair uma pré-modelagem, que cria a roupa diretamente em 4D, em um avatar com as dimensões reais.

Depois, recortes geram formas planas para serem feitos ajustes e, em seguida, a modelagem final é entregue de forma mais ágil e com o caimento preciso.

Além de reduzir o tempo de produção, a utilização do software diminui os custos para pilotagens, por serem confeccionadas apenas as peças pré-aprovadas no ambiente virtual.

RFID para estoque

A tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) é considerada uma revolução para a indústria da moda, um dos primeiros setores a utilizá-la.

O RFID permite criar identificadores digitais para cada peça produzida, colaborando com uma gestão de estoque mais eficiente.

Tornar os inventários mais rápidos e precisos não é o único benefício da tecnologia RFID. Ela também facilita a conferência dos pedidos, garantindo que as peças que vão ser entregues estejam de acordo com os padrões de embalagem exigidos pelos clientes.

IA para desenvolvimento de coleções

Moda e inovação têm tudo a ver. Por isso, a Inteligência Artificial (IA) passou a ser utilizada no desenvolvimento de coleções.

Pela capacidade de analisar grandes volumes de dados, como pesquisas de mercado e históricos de compras, a IA permite que as marcas possam identificar padrões e tendências populares.

A aplicação dessas análises faz com que peças sejam lançadas para atender às demandas dos consumidores antes que o mercado esteja saturado.

Ao contar com uma ferramenta de IA, uma indústria é capaz de entender melhor o comportamento dos consumidores e, com isso, assumir uma postura mais proativa, destacando-se da concorrência.

Indústria digital

As ferramentas digitais avançam em todos os setores e ramos de negócios. Na indústria de moda, não é diferente.

A digitalização impacta diretamente na forma como as peças são produzidas, especialmente quando falamos da otimização dos processos; melhora do design e da qualidade das roupas; e redução de desperdícios de tempo e materiais.

Para os pequenos negócios, a tecnologia pode colaborar para destacar a indústria em meio a uma concorrência acirrada, garantindo, em alguns casos, a continuidade da marca.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 30/12/2024 20:04

Tempo de leitura: 6min

Autores

Veja outros conteúdos sobre: Inovação e Tecnologia
desenhos retangulares em linha
Central de Atendimento:
0800 570 0800

Copyright 2020 - SEBRAE MINAS

Logo Sebrae PlayLogo Sebrae