Uso do WhatsApp Business no negócio de alimentação
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7 funções práticas do WhatsApp Business para negócios de alimentação

Saiba como utilizar o WhatsApp Business de forma estratégica no seu negócio de alimentação

Publicado em
23/07/2024 14:09

Tempo de
leitura: 7min

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Saiba como utilizar o WhatsApp Business de forma estratégica no seu negócio de alimentação

O desenvolvimento tecnológico transformou as operações dos negócios de alimentação e permitiu o acesso a diferentes ferramentas que otimizam a rotina dos empreendedores do setor.

Essa evolução, que segue acontecendo, exige que os profissionais se mantenham atualizados e buscando as melhores soluções para as atividades.

Uma das ferramentas mais populares, hoje, entre os negócios do setor é o WhatsApp Business, criado para atender as necessidades das pequenas e médias empresas.

O aplicativo gratuito automatiza, classifica e facilita o envio de respostas às mensagens de contatos, sejam elas de clientes ou fornecedores.

Quais os benefícios da utilização do WhatsApp Business?      

  • Estabilidade do atendimento;      
  • Melhor experiência do usuário;      
  • Mensuração do atendimento;      
  • Maior credibilidade.


 
 


 

O WhatsApp Business reúne diferentes funções que podem colaborar com o dia a dia de um negócio de alimentação. Vamos, então, conhecer algumas delas:

7 funções práticas do WhatsApp Business

1- Organização de informações

Contas de estabelecimentos no WhatsApp Business podem ser personalizadas, criando, assim, um perfil do negócio.

Além da foto, seguindo a identidade visual da marca, é possível inserir e organizar informações como:      

  • Endereço completo;      
  • Horário de funcionamento;      
  • Segmento comercial;      
  • Site;      
  • E-mail;      
  • Redes sociais.

As próprias configurações do aplicativo permitem que os dados sejam inseridos de forma prática e rápida.

2- Mensagens automáticas

Quando entram em contato com bares e restaurantes, os clientes querem, especialmente, agilidade. Para evitar que eles fiquem esperando, o WhatsApp Business permite o envio de mensagens automáticas.

Mensagens de saudação servem para dar as boas-vindas enquanto um atendente não assume a conversa para registrar o pedido.

Da mesma forma, também é possível personalizar mensagens para os horários em que o estabelecimento não está funcionando.

Seja qual for o momento do contato, essa função permite que os clientes não se sintam ignorados.

3- Cardápio de pratos e produtos

O WhatsApp Business também não ignorou aquela máxima de que “as pessoas comem, primeiro, com os olhos”. O aplicativo permite criar um cardápio de pratos e produtos atrativos.

Ter um catálogo na mesma ferramenta de contato aumenta as oportunidades de venda, além de reduzir as chances de registar pedidos errados e economizar o tempo dos clientes.

No cardápio, é possível inserir:      

  • Fotos dos pratos e produtos oferecidos;      
  • Descrição de cada item;      
  • Links para os produtos em outros canais.

Organização e criatividade são fundamentais no uso dessa função, afinal, o visual é um incentivo ao consumo.

Para montar um cardápio:      

  • Separe os pratos e produtos em categorias, assim os clientes acessam mais rápido aquilo que buscam;      
  • Escolha nomes chamativos para os itens e utilize, de preferência, poucas palavras;      
  • Selecione as melhores fotos e que deixem os clientes com água na boca;      
  • Faça descrições objetivas dos produtos e procure levantar as dúvidas que os clientes podem ter para elaborar o texto;      
  • Compartilhe itens do cardápio e envie para contatos, grupos e/ou listas de transmissão.

4- Etiquetas

Para a organização dos contatos, o WhatsApp Business disponibiliza uma função de etiquetas que facilita a separação dos pedidos em categorias.

Essa ordem pode ser criada da forma como o estabelecimento considerar mais conveniente para a operação.

Cada etiqueta representa uma categoria, como por exemplo:      

  • Pedidos em andamento;      
  • Pedidos concluídos;      
  • Novos clientes;      
  • Fornecedores.

5- Respostas rápidas

Já falamos aqui que os clientes esperam agilidade do estabelecimento e essa é mais uma função criada para ajudar nessa demanda.

É possível configurar mensagens automáticas e que podem ser enviadas a partir de comandos pré-estabelecidos.

As respostas rápidas consideram, geralmente, as perguntas mais comuns feitas pelos clientes.

Essa funcionalidade pode ser útil quando é necessário:      

  • Buscar uma conexão com o cliente;      
  • Entender e resolver problemas;      
  • Dar instruções;      
  • Pedir para o contato aguardar;      
  • Agradecer;      
  • Vender;      
  • Colher feedbacks;      
  • Interagir com pessoas irritadas.

Com as respostas, o atendimento fica mais ágil e o atendente não perde tempo digitando mensagens que são enviadas com frequência.

6- Estatísticas

Dados são muito importantes para medir o sucesso de bares e restaurantes. Quantos pedidos são feitos por dia? E por mês? O WhatsApp Business fornece estatísticas que podem ser analisadas pelos empreendedores do setor.

O número de contatos recebidos em um período pode sinalizar, por exemplo, a necessidade de campanhas de divulgação.

Dados sobre as mensagens enviadas e lidas também auxiliam na análise sobre o fluxo de demandas em um dia.

Para visualizar estes números, os usuários devem acessar as configurações do aplicativo.

7- Integração com redes sociais

Hoje, a integração entre canais é indispensável para qualquer negócio de alimentação e o WhatsApp Business facilita isso.

Essa funcionalidade permite que outras redes sociais, como Instagram e Facebook, contem com botões que levam o cliente direto para a conversa com o estabelecimento.

É importante dizer que cada rede social disponibiliza uma forma de conexão com o WhatsApp, por isso, é preciso ter atenção a essas particularidades.


 
 


 

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