O desenvolvimento tecnológico transformou as operações dos negócios de alimentação e permitiu o acesso a diferentes ferramentas que otimizam a rotina dos empreendedores do setor.
Essa evolução, que segue acontecendo, exige que os profissionais se mantenham atualizados e buscando as melhores soluções para as atividades.
Uma das ferramentas mais populares, hoje, entre os negócios do setor é o WhatsApp Business, criado para atender as necessidades das pequenas e médias empresas.
O aplicativo gratuito automatiza, classifica e facilita o envio de respostas às mensagens de contatos, sejam elas de clientes ou fornecedores.
Quais os benefícios da utilização do WhatsApp Business?
- Estabilidade do atendimento;
- Melhor experiência do usuário;
- Mensuração do atendimento;
- Maior credibilidade.
O WhatsApp Business reúne diferentes funções que podem colaborar com o dia a dia de um negócio de alimentação. Vamos, então, conhecer algumas delas:
7 funções práticas do WhatsApp Business
1- Organização de informações
Contas de estabelecimentos no WhatsApp Business podem ser personalizadas, criando, assim, um perfil do negócio.
Além da foto, seguindo a identidade visual da marca, é possível inserir e organizar informações como:
- Endereço completo;
- Horário de funcionamento;
- Segmento comercial;
- Site;
- E-mail;
- Redes sociais.
As próprias configurações do aplicativo permitem que os dados sejam inseridos de forma prática e rápida.
2- Mensagens automáticas
Quando entram em contato com bares e restaurantes, os clientes querem, especialmente, agilidade. Para evitar que eles fiquem esperando, o WhatsApp Business permite o envio de mensagens automáticas.
Mensagens de saudação servem para dar as boas-vindas enquanto um atendente não assume a conversa para registrar o pedido.
Da mesma forma, também é possível personalizar mensagens para os horários em que o estabelecimento não está funcionando.
Seja qual for o momento do contato, essa função permite que os clientes não se sintam ignorados.
3- Cardápio de pratos e produtos
O WhatsApp Business também não ignorou aquela máxima de que “as pessoas comem, primeiro, com os olhos”. O aplicativo permite criar um cardápio de pratos e produtos atrativos.
Ter um catálogo na mesma ferramenta de contato aumenta as oportunidades de venda, além de reduzir as chances de registar pedidos errados e economizar o tempo dos clientes.
No cardápio, é possível inserir:
- Fotos dos pratos e produtos oferecidos;
- Descrição de cada item;
- Links para os produtos em outros canais.
Organização e criatividade são fundamentais no uso dessa função, afinal, o visual é um incentivo ao consumo.
Para montar um cardápio:
- Separe os pratos e produtos em categorias, assim os clientes acessam mais rápido aquilo que buscam;
- Escolha nomes chamativos para os itens e utilize, de preferência, poucas palavras;
- Selecione as melhores fotos e que deixem os clientes com água na boca;
- Faça descrições objetivas dos produtos e procure levantar as dúvidas que os clientes podem ter para elaborar o texto;
- Compartilhe itens do cardápio e envie para contatos, grupos e/ou listas de transmissão.
4- Etiquetas
Para a organização dos contatos, o WhatsApp Business disponibiliza uma função de etiquetas que facilita a separação dos pedidos em categorias.
Essa ordem pode ser criada da forma como o estabelecimento considerar mais conveniente para a operação.
Cada etiqueta representa uma categoria, como por exemplo:
- Pedidos em andamento;
- Pedidos concluídos;
- Novos clientes;
- Fornecedores.
5- Respostas rápidas
Já falamos aqui que os clientes esperam agilidade do estabelecimento e essa é mais uma função criada para ajudar nessa demanda.
É possível configurar mensagens automáticas e que podem ser enviadas a partir de comandos pré-estabelecidos.
As respostas rápidas consideram, geralmente, as perguntas mais comuns feitas pelos clientes.
Essa funcionalidade pode ser útil quando é necessário:
- Buscar uma conexão com o cliente;
- Entender e resolver problemas;
- Dar instruções;
- Pedir para o contato aguardar;
- Agradecer;
- Vender;
- Colher feedbacks;
- Interagir com pessoas irritadas.
Com as respostas, o atendimento fica mais ágil e o atendente não perde tempo digitando mensagens que são enviadas com frequência.
6- Estatísticas
Dados são muito importantes para medir o sucesso de bares e restaurantes. Quantos pedidos são feitos por dia? E por mês? O WhatsApp Business fornece estatísticas que podem ser analisadas pelos empreendedores do setor.
O número de contatos recebidos em um período pode sinalizar, por exemplo, a necessidade de campanhas de divulgação.
Dados sobre as mensagens enviadas e lidas também auxiliam na análise sobre o fluxo de demandas em um dia.
Para visualizar estes números, os usuários devem acessar as configurações do aplicativo.
7- Integração com redes sociais
Hoje, a integração entre canais é indispensável para qualquer negócio de alimentação e o WhatsApp Business facilita isso.
Essa funcionalidade permite que outras redes sociais, como Instagram e Facebook, contem com botões que levam o cliente direto para a conversa com o estabelecimento.
É importante dizer que cada rede social disponibiliza uma forma de conexão com o WhatsApp, por isso, é preciso ter atenção a essas particularidades.
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