6 dicas e estratégias para usar o Facebook nos negócios

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6 dicas e estratégias para usar o Facebook nos negócios

Entenda como usar o Facebook para gerar melhores resultados para seu negócio

Publicado em
26/11/2023 19:55

Tempo de
leitura: 9min

Sebrae Minas - 6 dicas e estratégias para usar o Facebook nos negócios
Entenda como usar o Facebook para gerar melhores resultados para seu negócio

O Facebook, como a maior rede social do mundo, é uma grande fonte de oportunidades para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Grandes marcas se conectam com os consumidores da mesma forma e usando as mesmas ferramentas que os pequenos e médios negócios na rede.

No ebook especial sobre as oportunidades do Facebook para negócios, abordamos muitas estratégias para a plataforma. Neste artigo, porém, vamos tratar de algumas dicas práticas para usar o Facebook como ferramenta de negócio. Veja a seguir 6 ideias para transformar essa rede social em uma forma de atrair clientes e se relacionar com o seu público!


 


1. Crie um grupo para reunir sua comunidade

Crie um grupo do Facebook centrado nos interesses de seus clientes e seu público-alvo. Quanto mais estreita for a comunidade que você criar, mais confiança as pessoas terão em sua marca. Nem todas as empresas podem se beneficiar da criação de um grupo no Facebook, então você terá que primeiro pensar se seu público precisa disso e depois descobrir quais tópicos de conversa os envolveriam.

Por que alguém vai querer se juntar ao seu grupo? Primeiro, pense que as pessoas gostam de um espaço para se expressar, para dar sua opinião e para serem ouvidas.

É muito importante pensar em um grupo que não tenha foco apenas em vender. Busque maneiras de retribuir à sua comunidade e apoiar seus clientes, comunicando novidades, ouvindo o que eles pensam e compartilhando conteúdo que pode ser do interesse deles. Isso valerá a pena, pois em breve você verá uma maior fidelidade à marca e poderá até descobrir alguns embaixadores da marca!

Além disso, certifique-se de se envolver em outros grupos de interesse da comunidade para quem você atua. Ao colocar sua empresa como uma autoridade em seu espaço, você construirá seguidores leais, o que se traduzirá em vendas e valor para sua marca.

Seja estratégico sobre o nome do seu grupo

Ao criar um grupo no Facebook, lembre-se de escolher o nome de acordo com o que as pessoas costumam pesquisar no Facebook. Isso ajudará seu grupo a aparecer com mais frequência nos resultados da pesquisa.

Não importa em qual empresa ou setor você trabalhe, um grupo do Facebook criado estrategicamente o ajudará a divulgar sua marca. Por exemplo, se você tem uma empresa de viagens, pode nomear seu grupo do Facebook como “Diários de viagem”, onde os viajantes compartilham suas experiências.

2. Use os Stories do Facebook

Os stories são aquelas fotos e vídeos curtos criados pelo Instagram e que tem duração de apenas 24 horas. Como uma ferramenta poderosa do Instagram, o formato se consolidou como um sucesso. Os stories já foram até replicados para outras redes, como o LinkedIn, o Pinterest e, claro, o Facebook - que é do mesmo grupo ao qual pertence o Instagram.

Os stories no Facebook podem não parecer, mas são uma parte importante do marketing do nesta rede. Normalmente, quando você publica na página do Facebook da sua marca, é sobre a empresa ou informações relacionadas ao produto, mas os stories podem ser sobre qualquer coisa que seu público possa achar interessante.

Um story do Facebook é uma ferramenta casual que você deve usar com sabedoria. Por exemplo, alguns vídeos de bastidores, um meme engraçado que combina com seu público ou um tutorial sobre algo podem ser usados ​​em suas publicações.

Também vale ressaltar que o conteúdo pode ser replicado para o Instagram e vice-versa. Ao criar o story pela ferramenta de publicações do Facebook, você pode optar por enviar o mesmo vídeo ou foto para ambas as redes.

3. Não se prenda às métricas de vaidade

Métricas de vaidade são aquelas que podem encher os olhos, mas que não ajudam a trazer receita para o seu negócio. É claro que é ótimo ter milhares de curtidas na sua página, mas quantas delas estão, de fato, interessadas no que você está vendendo?

Pensando nisso, busque sempre se concentrar nos fatores que podem fazer a diferença em seus resultados, não naqueles que os fazem se sentir bem temporariamente, como curtidas. Likes não pagam as contas, então foque, por exemplo, nas pessoas que compartilham o seu conteúdo com as outras, nos comentários (e principalmente no que eles estão dizendo) e em outras métricas importantes, como cliques em anúncios, mensagens diretas e outras interações importantes.

4. Use o Facebook para atendimento ao cliente

Marcas menores geralmente se apoiam no Facebook para lidar com problemas de serviço, assim como as corporações usam bots para lidar com eles online.

Como seu público espera uma resposta em minutos, o Facebook é a melhor plataforma móvel para lidar com dúvidas, reclamações e problemas. O Facebook Messenger ou comentários podem ser usados ​​para responder a um cliente e resolver seus problemas ou até mesmo agradecê-lo por uma avaliação positiva.

5. Use públicos personalizados do Facebook para redirecionar usuários que se envolveram com seus anúncios

O retargeting é uma estratégia de marketing que visa mostrar anúncios para pessoas que já interagiram com uma marca ou produto online.

No Facebook, o retargeting é um tipo de publicidade direcionada aos usuários que interagiram com sua marca, mas não converteram - ou seja, não se tornaram clientes nem realizaram nenhuma interação próxima à compra da sua marca.

O próprio Facebook ensina bem como funciona a sua estratégia de retargeting - aprenda aqui! Veja o que você precisa fazer para começar a usar públicos personalizados:

● Vá para o seu Gerenciador de Anúncios do Facebook

● Selecionar públicos

● Escolha públicos personalizados

● Escolha um público-alvo no menu suspenso

● Crie um código de pixel para colocar em seu site

● Você pode usar o retargeting em suas listas de e-mail e e-commerce com o recurso Custom Audiences. Você também poderá exibir anúncios para um público personalizado criado a partir de suas listas de e-mail.

6. Postar com um orçamento (mesmo que pequeno)

Um orçamento é realmente importante quando se faz marketing através do Facebook. Com um orçamento pequeno, você pode experimentar diferentes tipos de conteúdo, imagens, horários,técnicas de mensagens e muito mais. Apenas um orçamento pode garantir que seu conteúdo realmente apareça no feed do seu público.

Quando você publica conteúdo, o Facebook não o mostra para todos os seus seguidores. Isso é feito para que empresas como a sua sejam motivadas a pagar uma pequena taxa para impulsionar seu conteúdo. Embora isso possa parecer um modelo de negócios estranho, você pode usá-lo para beneficiar seus negócios. Ao impulsionar um conteúdo bem elaborado, você pode acabar aumentando seus seguidores e gerando leads. Um pequeno investimento pode percorrer um longo caminho se implementado corretamente.

Como estamos falando de criar conteúdo, podemos supor que você não vai errar na hora de produzir as suas peças, não é mesmo? Para garantir que você vai criar as imagens e vídeos certos para o Facebook, confira o nosso guia de tamanhos de imagens para as redes sociais!

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

Publicado em 26/11/2023 19:55

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