6 ações para construir uma boa conexão com o público

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6 ações para construir uma boa conexão com o público

Confira algumas ações que vão te ajudar a fortalecer o relacionamento e conexão com seu público

Publicado em
05/10/2023 13:34

Tempo de
leitura: 6min

Sebrae Minas - 6 ações para construir uma boa conexão com o público
Confira algumas ações que vão te ajudar a fortalecer o relacionamento e conexão com seu público

Como anda o relacionamento com os clientes no seu varejo? Se houve alguma incerteza na resposta, então, talvez seja o momento de investir em ações para melhorar essa conexão com os consumidores.

Para trazer bons resultados e gerar novas vendas e indicações, o relacionamento com o cliente deve ser saudável e forte.

Mas, esse é um objetivo que não se conquista de qualquer jeito. Dedicação e, claro, planejamento são fundamentais para estabelecer essa relação.

Investir nesse relacionamento agrega algumas vantagens a um varejo, como: fidelização dos clientes, aumento do faturamento e melhora na qualidade das soluções oferecidas.

Diante dessa importância, vamos ver, a seguir, seis ações que podem ser adotadas para construir um bom relacionamento com os clientes.


 


1- Entenda o comportamento do público-alvo

O relacionamento com o cliente só é válido se você o conhecer de verdade. Procure, então, identificar os hábitos e gostos do público e faça uma análise minuciosa dos dados coletados.

Para entender o comportamento da clientela, é importante saber, entre outras informações:  

  • Como e quando fazem compras;  
  • Se e como interagem nas redes sociais;  
  • Quais são as preferências, em relação aos produtos e/ou serviços;  
  • Como costumam realizar os pagamentos;  
  • De que forma reagem à abordagem do atendimento presencial.

2- Transmita confiança

A confiança é a base de qualquer relação, então, por que seria diferente na construção de uma conexão com os clientes, não é?

E, confiança não se conquista da noite para o dia. Também não adianta forçar esse sentimento logo depois do primeiro contato.

Exatamente por ser a base de uma relação, é preciso investir na construção da confiança demonstrando o quanto o cliente é importante e como ele é acompanhado de perto.

Educação e cuidado são dois elementos fundamentais para que um cliente tenha segurança e confie no seu varejo.

3- Mantenha cadastros dos clientes

Mais do que conhecer o comportamento dos clientes, também é importante manter cadastros com informações atualizadas sobre eles.

O cadastro é uma importante ferramenta de gestão que, através de planilhas ou sistemas informatizados, permite a visualização prática dos dados.

Um cadastro eficiente deve ter informações como:  

  • Nome e endereço completos;  
  • Contato (telefone fixo, celular e e-mail);  
  • Qual foi o primeiro canal de contato com a loja;  
  • Data de aniversário;  
  • Observações sobre as interações e preferências.

Reunir essas informações pode ser um desafio, dependendo do perfil do cliente, mas também é uma ação que permite personalizar os atendimentos e aprimorar os produtos e serviços.

4- Invista no atendimento

O atendimento é a chave da construção do relacionamento com os clientes. Todos os caminhos passam por um bom investimento nesse aspecto.

Sendo assim, não se esqueça de:  

  • Responder às solicitações e chamados dos clientes;  
  • Treinar a equipe para alinhar a linguagem do atendimento;  
  • Não ignorar as reclamações e admitir possíveis erros;  
  • Medir a satisfação e colher feedbacks que possam melhorar o atendimento;  
  • Manter contato;  
  • Mostrar que o seu varejo tem um valor especial a oferecer.

5- Relacionamento é presença

Criar uma conexão sólida exige presença constante. Hoje, os clientes precisam ser lembrados como parceiros e, para que isso aconteça, é preciso que o relacionamento seja prolongado.

Há várias maneiras de se fazer presente e estreitar os laços com os clientes. Alguns exemplos são:  

  • Entrar em contato para saber o que eles estão achando dos produtos;  
  • Enviar mensagens personalizadas;  
  • Convidar para eventos e encontros;  
  • Fazer campanhas promocionais com frequência;  
  • Oferecer brindes ou presentes;  
  • Criar programas de fidelidade.

É importante lembrar que os clientes não são importantes apenas quando consomem. É preciso investir em uma relação duradoura e isso só acontece quando o seu negócio está presente na vida das pessoas.

6- Cuide do pós-venda

Conquistar indicações e gerar novas vendas são resultados alcançados quando há uma boa relação com os clientes. Mas, para que isso aconteça, é essencial incorporar esse relacionamento à rotina do negócio e isso envolve, também, a etapa do pós-venda.

Então, ofereça toda a atenção e o auxílio necessários depois que a compra for efetuada, especialmente se ocorrer algum problema.

Estratégias para ter um pós-venda eficiente e prestativo afetam diretamente a satisfação dos clientes e colaboram para que as tão sonhadas recomendações sejam feitas naturalmente.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 05/10/2023 13:34

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