Como anda o relacionamento com os clientes no seu varejo? Se houve alguma incerteza na resposta, então, talvez seja o momento de investir em ações para melhorar essa conexão com os consumidores.
Para trazer bons resultados e gerar novas vendas e indicações, o relacionamento com o cliente deve ser saudável e forte.
Mas, esse é um objetivo que não se conquista de qualquer jeito. Dedicação e, claro, planejamento são fundamentais para estabelecer essa relação.
Investir nesse relacionamento agrega algumas vantagens a um varejo, como: fidelização dos clientes, aumento do faturamento e melhora na qualidade das soluções oferecidas.
Diante dessa importância, vamos ver, a seguir, seis ações que podem ser adotadas para construir um bom relacionamento com os clientes.
1- Entenda o comportamento do público-alvo
O relacionamento com o cliente só é válido se você o conhecer de verdade. Procure, então, identificar os hábitos e gostos do público e faça uma análise minuciosa dos dados coletados.
Para entender o comportamento da clientela, é importante saber, entre outras informações:
- Como e quando fazem compras;
- Se e como interagem nas redes sociais;
- Quais são as preferências, em relação aos produtos e/ou serviços;
- Como costumam realizar os pagamentos;
- De que forma reagem à abordagem do atendimento presencial.
2- Transmita confiança
A confiança é a base de qualquer relação, então, por que seria diferente na construção de uma conexão com os clientes, não é?
E, confiança não se conquista da noite para o dia. Também não adianta forçar esse sentimento logo depois do primeiro contato.
Exatamente por ser a base de uma relação, é preciso investir na construção da confiança demonstrando o quanto o cliente é importante e como ele é acompanhado de perto.
Educação e cuidado são dois elementos fundamentais para que um cliente tenha segurança e confie no seu varejo.
3- Mantenha cadastros dos clientes
Mais do que conhecer o comportamento dos clientes, também é importante manter cadastros com informações atualizadas sobre eles.
O cadastro é uma importante ferramenta de gestão que, através de planilhas ou sistemas informatizados, permite a visualização prática dos dados.
Um cadastro eficiente deve ter informações como:
- Nome e endereço completos;
- Contato (telefone fixo, celular e e-mail);
- Qual foi o primeiro canal de contato com a loja;
- Data de aniversário;
- Observações sobre as interações e preferências.
Reunir essas informações pode ser um desafio, dependendo do perfil do cliente, mas também é uma ação que permite personalizar os atendimentos e aprimorar os produtos e serviços.
4- Invista no atendimento
O atendimento é a chave da construção do relacionamento com os clientes. Todos os caminhos passam por um bom investimento nesse aspecto.
Sendo assim, não se esqueça de:
- Responder às solicitações e chamados dos clientes;
- Treinar a equipe para alinhar a linguagem do atendimento;
- Não ignorar as reclamações e admitir possíveis erros;
- Medir a satisfação e colher feedbacks que possam melhorar o atendimento;
- Manter contato;
- Mostrar que o seu varejo tem um valor especial a oferecer.
5- Relacionamento é presença
Criar uma conexão sólida exige presença constante. Hoje, os clientes precisam ser lembrados como parceiros e, para que isso aconteça, é preciso que o relacionamento seja prolongado.
Há várias maneiras de se fazer presente e estreitar os laços com os clientes. Alguns exemplos são:
- Entrar em contato para saber o que eles estão achando dos produtos;
- Enviar mensagens personalizadas;
- Convidar para eventos e encontros;
- Fazer campanhas promocionais com frequência;
- Oferecer brindes ou presentes;
- Criar programas de fidelidade.
É importante lembrar que os clientes não são importantes apenas quando consomem. É preciso investir em uma relação duradoura e isso só acontece quando o seu negócio está presente na vida das pessoas.
6- Cuide do pós-venda
Conquistar indicações e gerar novas vendas são resultados alcançados quando há uma boa relação com os clientes. Mas, para que isso aconteça, é essencial incorporar esse relacionamento à rotina do negócio e isso envolve, também, a etapa do pós-venda.
Então, ofereça toda a atenção e o auxílio necessários depois que a compra for efetuada, especialmente se ocorrer algum problema.
Estratégias para ter um pós-venda eficiente e prestativo afetam diretamente a satisfação dos clientes e colaboram para que as tão sonhadas recomendações sejam feitas naturalmente.
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