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5 dicas essenciais para produzir conteúdo para empresas

Conheça algumas práticas que podem ser um diferencial para a produção de conteúdos no seu negócio

Publicado em
30/10/2024 18:39

Tempo de
leitura: 11min

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Conheça algumas práticas que podem ser um diferencial para a produção de conteúdos no seu negócio

A estratégia digital e a produção de conteúdo assumem papéis cada vez mais importantes no marketing das empresas.

Para criar conteúdos que realmente engajem, é necessário focar mais no relacionamento com as pessoas que na divulgação de produtos e serviços.

Mas como fazer isso na prática? Como o conteúdo de uma empresa pode realmente atingir em cheio o que uma pessoa espera e quer consumir?

A seguir, confira 5 dicas essenciais para produzir conteúdo que realmente vai funcionar para o sucesso da sua empresa.


 
 


 

Dicas valiosas para produzir conteúdo para empresas

1. Tenha um objetivo claro

A primeira e mais fundamental dica para produzir conteúdo para empresas do jeito certo é: ter um objetivo claro.

Para isso, experimente fazer a si mesmo uma pergunta:

“Como empresa, por que você produz ou quer produzir conteúdo?”

Você pode pensar em várias respostas para essa pergunta e todas elas podem ser válidas. O importante é que o norte da sua estratégia de conteúdo seja o propósito. O que, afinal, você espera obter com a criação de conteúdo?

Na prática, seu conteúdo deve sempre trabalhar em direção a uma ou mais metas de marketing mais amplas.

Essas metas podem ser diversas, mas as mais comuns incluem:

● Construir uma presença digital para fortalecer a imagem da sua empresa;

● Exibir seus produtos e soluções para um maior número de pessoas;

● Educar as pessoas que compõem o seu público-alvo para que elas se tornem clientes;

A decisão sobre o objetivo será orientada por diferentes metas e necessidades, mas se você não conseguir responder a pergunta “por que estamos criando este conteúdo?” com uma resposta detalhada, talvez esse conteúdo não seja a estratégia mais indicada no momento.

2. Foque nas pessoas

O mercado de hoje é fortemente marcado pela automatização e pelos avanços da tecnologia, mas não é feito apenas por isso.

Por um lado, é ótimo que a tecnologia agilize tarefas e processos, mas será que isso é uma boa ideia quando estamos falando de produção de conteúdo?

O que precisa marcar os esforços do marketing e da comunicação é que precisamos reinserir a humanidade nos processos e nos fazeres. As empresas, então, precisam falar com pessoas o mais diretamente possível.

Por isso, para ter uma produção de conteúdo de excelência, temos de parar de pensar em audiência e começar a pensar em pessoas, trazendo de volta a relevância para o ser humano.


 
 


 

Por que é importante entender o que seu público quer e precisa

Compreender seu público desbloqueia muitos benefícios para os negócios. Isso significa que você é mais capaz de:

Posicionar melhor seu marketing e conteúdo; aumentando a probabilidade de atingir seu público-alvo

Formar um vocabulário que ressoe com seus clientes

Ter o 'know-how' para criar conteúdo significativo

Falar com os clientes com voz e tom autênticos; aquele que suporta a identidade da sua marca

Resumindo, saber quem é o seu público e falar diretamente com ele é essencial para obter melhores resultados. Do ponto de vista da empresa, esses resultados são mais vendas, clientes fiéis e um público satisfeito com a sua marca. Para as pessoas, também há vantagens como a própria satisfação delas enquanto consumidoras e a confiança inspirada pela sua empresa.

3. Seja criativo e autêntico

Depois das duas primeiras dicas, você vai efetivamente começar a criar o conteúdo. Tendo em mente o seu público e os objetivos que deseja alcançar, você entrará em uma parte mais prática. Agora, então, é hora de criatividade e autenticidade.

Para atrair a atenção do seu público, despertar sua curiosidade e conquistar seu engajamento, é sempre uma boa prática pensar fora da caixa e produzir conteúdos que chamem atenção pela criatividade.

Também é muito importante que seu conteúdo transmita autenticidade. Um conteúdo autêntico de verdade atinge seus seguidores por vários motivos:    

  • É relacionável: A criação de conteúdo autêntico oferece aos consumidores a oportunidade de se relacionar com sua marca, criando uma conexão que não seria possível com conteúdo excessivamente formal ou promocional.    
  • Cria confiança na marca: mostrar o lado autêntico da sua marca lembra aos consumidores que existem pessoas reais por trás do logotipo da sua marca. Fazer coisas como manter seus valores ou admitir quando cometeu um erro pode ajudar seu negócio a ganhar a confiança do cliente. Ter transparência diz a seus seguidores que você é uma marca que eles podem investir. Com o tempo, isso pode levar à fidelidade à marca.    
  • Permite que a personalidade da sua marca brilhe: se sua marca não está sendo autêntica no conteúdo que você cria, as chances são altas de que seu conteúdo se pareça com o de todos os outros. Embora você possa manter um cronograma de postagem consistente dessa maneira e talvez até construir um bom número de seguidores, sua marca não pode realmente brilhar na internet até que comece a aparecer com conteúdo autêntico aos seus valores, missão, personalidade, interesses e história. Pode parecer difícil, mas saiba que isso dá aos consumidores a oportunidade de conhecer sua marca em um nível mais profundo.

4. Publique com frequência e consistência

Sabendo o que funciona de verdade em termos de criatividade e autenticidade, você vai precisar ser constante.

De nada adianta publicar um conteúdo incrível hoje, aquele que despertou o interesse e empolgou o consumidor, se ele não vai encontrar nada parecido nos próximos dias ou semanas.

Uma peça de conteúdo boa, sozinha, não funciona como estratégia de marketing. Para conquistar clientes e fazer com que eles engajem, é preciso publicar com frequência e fazer com que o conteúdo seja algo que seu público sempre encontrará como novidade quando visitar suas páginas.

Você não precisa se desdobrar para postar todos os dias ou ter uma equipe produzindo conteúdo com tanta frequência. O importante é que exista uma consistência que seu público poderá esperar de você. Se você consegue produzir um conteúdo por dia, ótimo! Se não, que tal estabelecer que duas ou três vezes na semana terá uma novidade nas suas páginas?

Tendo constância, o público saberá o que esperar de você e não perderá a confiança e o interesse no que você tem a dizer por meio do conteúdo.

5. Monitore os resultados

Por fim, é importante lembrarmos que estamos falando de produzir conteúdo para empresas como estratégia de marketing.

Sendo assim, você sempre precisa ter em mente que a busca final é sempre por melhores resultados. É justamente por isso que a quinta dica diz respeito à mensuração dos resultados do seu conteúdo.

De nada vai adiantar você produzir conteúdo de qualidade, pensando no seu público e com objetivos claros, se você não colher bons frutos no fim deste trabalho. Por isso, é fundamental validar que os esforços estão trazendo resultado.

Monitorando as ações, você vai descobrir o que funciona e o que não funciona. Assim, você conseguirá criar peças de conteúdo cada vez melhores e direcionar o esforço para o que realmente traz retorno para o seu negócio.

Caso você ainda não saiba bem como fazer a mensuração dos resultados do seu conteúdo, não se preocupe. Para te ajudar na tarefa de mensurar os resultados, nós temos um conteúdo que vai esclarecer todas as principais métricas de marketing digital que você precisa conhecer. 

Dica bônus: Elabore novas abordagens

Vimos que a produção de conteúdo que engaja é a maior dificuldade, hoje, para o marketing de conteúdo.

Dessa forma, refletir a relevância dos temas apresentados é cada vez mais importante. As empresas precisam ter em mente que conteúdo relevante é, acima de tudo, aquilo que movimenta um debate, e não só o que o inicia. É o que vai fazer o leitor compartilhar o que foi falado, em voz alta, com outras pessoas, criar discussões e fazer com que o assunto renda para que os leitores tenham discussões mais aprofundadas com as pessoas.

Para verificar a relevância, ao gerar conteúdo, é preciso se perguntar três “o que”: o que já foi dito sobre o assunto; o que é relevante sobre isso; e o que sua marca tem a dizer de diferente. Se seu conteúdo não for acrescentar nada de novo, você deve repensar o que dizer.

Outras sugestões para criar novas abordagens: quando escrever uma frase de impacto, você deve se perguntar mentalmente – “e se…?” – e incluir uma resposta a essa possível dúvida no texto, pois ela pode ser a mesma de quem está lendo. Em um exemplo, imagine a frase: “Aprenda a voar”. A pergunta invisível seria: “E se eu não tiver asas?”. Então, o texto continuaria: “Mesmo que não tenha asas”.

Com essas 5 dicas, você pode alcançar melhores resultados com o marketing digital, criando conteúdos que realmente encantem, ajudem e engajem as pessoas. Para continuar traçando uma estratégia relevante, confira também nosso post com as principais tendências de marketing para redes sociais! 

Publicado em 30/10/2024 18:39

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