Mitos e verdades sobre empreendedorismo

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Empreendedorismo

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10 mitos e verdades sobre empreendedorismo que você precisa conhecer

Entenda melhor sobre o empreendedorismo e se como preparar com confiança para a carreira empreendedora

Publicado em
19/07/2024 16:51

Tempo de
leitura: 11min

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Entenda melhor sobre o empreendedorismo e se como preparar com confiança para a carreira empreendedora

Caso você se sinta pronto para começar a empreender, mas ainda se assusta com algumas afirmações que ouviu por aí, não se preocupe. Este artigo vai esclarecer os principais mitos que empreendedores ouvem quando estão pensando em abrir o próprio negócio.

Leia a seguir os mitos mais difundidos e algumas verdades que você ainda pode não conhecer sobre o empreendedorismo!

 


 


 

1. Empreendedores nascem com as características certas para empreender

Mito! Esta é a primeira farsa que o futuro empreendedor deve derrubar. Empreendedores não nascem feitos, eles se desenvolvem ao longo do tempo.

A verdade por trás desse mito sobre empreendedorismo está nas características necessárias para abrir um negócio de sucesso. E a melhor notícia é que todos podem desenvolver as qualidades necessárias para empreender.

De forma geral, empreendedores costumam ser pessoas criativas, determinadas e visionárias. Tudo isso pode ser desenvolvido com o tempo e os estímulos certos. Outras características que também podem ser aprendidas e são valorizadas no empreendedor de sucesso são a resiliência, a capacidade de aprender com os erros e, claro, uma boa dose de ousadia e coragem.

2. Você precisa de muito dinheiro para começar a empreender

Mito! Abrir uma empresa pode parecer um projeto ambicioso financeiramente. Novos negócios, principalmente em modelos como as startups ou as franquias, geralmente são associados a grandes investimentos ou a chegada de investidores que injetam um grande capital. Caso isso te assuste demais para pensar em se aventurar nesses ramos, pode ficar mais calmo.

A quantidade de capital necessária para empreender vai variar muito, de acordo com uma série de critérios. Segmentos diferentes do mercado pedem investimentos diferentes, assim como produtos e serviços variados também têm custos variados. Comece investigando o mercado que deseja dominar para descobrir, de fato, de quanto investimento você precisa. O resultado pode te surpreender!

3. Todo empreendimento precisa de um plano de negócios

Verdade! O plano de negócios é um componente importante para o sucesso de quem vai começar a empreender.

É esse documento que vai te ajudar a ter mais clareza, focar no que é necessário e ter confiança na sua ideia de empreendimento. No plano de negócios, enquanto você escreve suas metas, estratégias e etapas de ação, a ideia ganha vida e se torna realidade. Um bom plano de negócios ajuda não só a dar um rumo inicial nos negócios, mas também a ter uma visão mais concreta do futuro, passando pelas estratégias e ações que levarão a alcançar suas metas.

4. Boas ideias se vendem sozinhas

Mito! Mesmo se você tiver uma daquelas ideias de um milhão de reais, extremamente promissoras, acredite: não é o bastante. A verdade é que não faltam ideias boas que resultam em fracassos nos negócios.

Seguindo a mesma linha de raciocínio do item anterior, é preciso planejamento e muito mais. No empreendedorismo, o sucesso é uma combinação de fatores que começa com uma ideia. Depois disso, porém, é que o trabalho começa.

O plano de negócios é uma dessas etapas, que também envolve planejamento financeiro, investimentos, a formação de um time poderoso, estratégias de marketing, de vendas e muito mais!

Por isso, lembre-se sempre: ter uma ideia genial vai impulsionar o seu negócio, mas o sucesso só vem com o trabalho que segue.

5. Empreendedores precisam de propósito

Verdade! No empreendedorismo, o propósito é o motor que permite que você consiga alcançar grandes feitos. A partir daí é que se constrói o que virá a ser o negócio dos seus sonhos.

É importante ressaltar que o propósito é diferente da ideia de um negócio. Enquanto a ideia é a representação do que será seu empreendimento, o propósito deve surgir antes dela ainda. O propósito é o que te move até desenvolver o negócio. Por isso, antes de colocar a mão na massa, é importante que o empreendedor tenha em mente o porquê de tudo aquilo. O que deseja alcançar? Qual a sua paixão? O que de fato você quer alcançar com o negócio que pretende criar?

Antes de começar um negócio, é importante responder a essas perguntas!

6. O capital resolve qualquer problema nos negócios

Mito! Você já deve ter ouvido aquela frase sobre o dinheiro não comprar felicidade, certo? Da mesma forma, o dinheiro não resolve todos os problemas de uma empresa. Afinal, a raiz de um problema nos negócios nem sempre vai estar no caixa.

É óbvio que a lucratividade é ótima, mas nem sempre se trata de dinheiro. Muitos desafios serão decididos diante de outras capacidades do empreendedor, como um bom planejamento que evita falhas, uma gestão de pessoas poderosa para evitar problemas na equipe e uma boa gestão financeira que evita prejuízos.

7. Empreendedores são pessoas jovens

Mito! É comum encontrar listas de jovens bilionários e empreendedores de sucesso, que atingiram o topo de seus mercados muito cedo.

Por mais que esses rankings de sucesso possam inspirar os mais jovens, eles não refletem toda a realidade. Não existe idade para começar o seu negócio!

Lembre-se de que, como você leu no início do artigo, empreendedores se desenvolvem. E complementando essa informação: não existe um prazo final para desenvolver as características necessárias para criar seu negócio. A ONU, a fim de desenvolver o empreendedorismo pelo mundo, cita 10 características dos empreendedores. De acordo com essa metodologia, trabalhada no Brasil pela iniciativa Empretec do Sebrae, as características envolvem iniciativa, persistência, persuasão e vários outros traços que podem ser desenvolvidos ao longo da carreira do empreendedor.

Se você já passou da casa dos 20 anos, não se preocupe. O popular site de classificados dos EUA Craigslist foi fundado por Craig Newmark quando ele tinha 42 anos; Reid Hoffman lançou a rede social de negócios LinkedIn aos 35, enquanto o cofundador da Netflix, Reed Hastings, tinha 37 quando lançou o serviço de streaming online. Dados também mostram que a idade média do empreendedor brasileiro é de 44,7 anos. Portanto, lembre-se que idade é apenas um número e não desista de tirar o sonho do negócio próprio do papel por isso!

8. Empreendedores focam em minimizar riscos

Verdade! Os empreendedores são vistos como profissionais sempre dispostos a correr riscos, mas essa não deve ser sua prioridade. A maioria dos empreendedores de sucesso concentra-se mesmo em minimizar o risco.

Voltando à verdade relacionada ao plano de negócios, empreendedores são ousados mas devem tomar decisões com o máximo de segurança. Afinal, você não quer desperdiçar tantas horas de trabalho e investimentos no seu sonho em decisões precipitadas, não é mesmo?

Por isso, ao contrário do que muitos podem pensar, a maioria dos empreendedores de sucesso, antes de grandes decisões, realiza uma análise do risco de entrada no mercado, risco competitivo, risco financeiro e até risco ambiental. Portanto, é um fato que os empreendedores devem se concentrar em minimizar ou fugir das situações que podem oferecer grandes perigos para o futuro.

9. Empreendedores precisam inovar e inventar coisas novas

Mito! O empreendedorismo não é só inovação.

Aliás, existem diferenças claras entre ser inovador e empreendedor. Um inovador é um criador e um solucionador de problemas que se move pela vontade de fazer melhorias. Um empreendedor é alguém que age para construir um negócio, que transforma ideias em produtos ou serviços e os vende aos clientes. O inovador é um pensador. O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem.

Em um exemplo clássico, a Uber é considerada inovadora por mudar a forma como nos transportamos. Enquanto os seus criadores são tão inovadores quanto empreendedores, isso não tira o mérito dos empreendedores que criaram outros serviços de mobilidade posteriormente. Muito pelo contrário!

No Brasil, nesse mesmo mercado, surgiu a Lady Driver, que foca exclusivamente no transporte seguro para mulheres. Funcionando também como um app de mobilidade, a Lady Driver também é inovadora, uma vez que encontrou uma demanda específica e já entrou no mercado com um diferencial importante para o seu público.

10. Trabalho duro garante é a receita do sucesso

Mito! Este é um dos mitos do empreendedorismo que partem de uma boa ideia, mas podem ser muito prejudiciais.

O trabalho duro é frequentemente promovido como a única forma de sucesso, mas o esforço em excesso não é necessariamente o melhor caminho.

Antes de mais nada, é necessário ter foco. Se você continuar trabalhando duro e se esforçando o dia todo com foco nas coisas erradas, o sucesso não virá, porque estar ocupado e ser produtivo são coisas totalmente diferentes. O que você receberá são noites sem dormir, cansaço, esgotamento mental ou pior!

Então o que você pode fazer? Deixe claro o que você quer, priorize corretamente, se dedique, mas também busque ser feliz. Uma das conclusões da ciência é que ter um trabalho que faz você se sentir parte de algo maior – ou seja, trabalhar com seu propósito – traz felicidade. É a forma mais duradoura de se sentir feliz e, claro, bem-sucedido.

Quer aprender mais sobre como começar a empreender? Precisa de mais inspiração para dar os primeiros passos e tirar seu negócio do papel? Então baixe agora gratuitamente a primeira parte do nosso Guia Essencial para Empreendedores!

Publicado em 19/07/2024 16:51

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